Perito - Conceito, o que é, Significado

O perito é um profissional qualificado que tem grande domínio sobre um assunto ou disciplina. Portanto, trata-se de um especialista na qual seus conhecimentos lhe permitem avaliar uma situação com rigor e objetividade.

A figura do perito está relacionada a qualquer tipo de área ou atividade, por exemplo, da engenharia, das companhias de seguro, de áreas jurídicas, etc. Normalmente o profissional da perícia tem que avaliar uma situação técnica para dar um parecer sobre o que aconteceu em um assunto conflitante, por exemplo, num acidente de automóvel, num incêndio ou sobre a avaliação técnica de um terreno.

No campo jurídico

Em alguns processos judiciais é necessário recorrer a um especialista do assunto em questão e alheio ao processo jurídico: o perito. Seus conhecimentos especializados, sua formação e sua imparcialidade permitem oferecer uma ideia mais objetiva sobre o assunto. Desta maneira, o juiz conhece uma opinião acreditada e rigorosa de alguém que conhece bem a matéria. Assim, em um julgamento relacionado à contaminação de resíduos é necessário contar com um perito ambiental para que o juiz possa saber o que realmente aconteceu.

O laudo pericial é um documento elaborado pelo perito para responder a todas as questões técnicas levantadas num processo

Obviamente, o relatório pericial é uma ferramenta que tem como objetivo aconselhar o juiz para que sua decisão final tenha uma fundamentação técnica. Neste sentido o laudo pericial tem que ser rigoroso, mas não excessivamente técnico, caso contrário, é provável que o juiz não entenda o documento.

Outra possível intervenção de um perito é conhecida como um parecer pericial, que é a fase final da sua intervenção em um julgamento e consiste explicar em um documento formal suas conclusões finais sobre determinado assunto.

O que faz um perito agrônomo?

A carreira universitária de perito agrônomo está dirigida às áreas agrícolas, pecuárias e florestais. Seus conhecimentos permitem avaliar questões técnicas como taxa agrícola, medição de parcelas, planos topográficos, etc. Sua experiência e qualificação os classificam juridicamente como um perito técnico em agronomia.

Imagem: Fotolia. Strezhnev Pavel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: