Conceito » Saúde » Morbidade

Morbidade - Conceito, o que é, Significado

A idéia de morbidade se refere à percentagem da população que fica doente. Assim, a taxa de morbidade é resultado da divisão do número de pessoas que adoecem pelo conjunto da população.

Os diversos parâmetros da morbidade

Certas doenças podem trazer consequências graves para o conjunto da população. Vamos pensar em um lugar cujos habitantes se dedicam na maioria das vezes à mineração, devido a isso, surgem patologias associadas a esta atividade de trabalho. Esta situação tem repercussões sanitárias, sociais e econômicas.

A morbidade pode ser analisada a partir de vários parâmetros, pois existe a taxa de incidência, a taxa de prevalência, a taxa de casos e a taxa de letalidade como parâmetros específicos.

A taxa de incidência se refere ao número de pessoas que adquirem uma doença ao longo de um período de tempo. Este dado é de vital importância para prevenir doenças ou então para organizar um sistema de vacinação.

A taxa de prevalência se refere ao número de indivíduos com uma doença específica. Estes dados propiciam informação relevante para conhecer os níveis de saúde de uma população em relação a uma doença. No caso da América Latina, o controle da malária depende em grande parte do conhecimento desta taxa.

O controle oficial do número de pessoas que tem determinada patologia é conhecido como taxa de controle.

A taxa de letalidade se refere à porcentagem da população que por conseqüência de uma doença produz a morte.

Mortalidade e Morbidade são dois conceitos que não podem ser confundidos

A idéia de morbidade se refere às doenças enquanto que a mortalidade é um indicador do número de pessoas falecidas em uma população. Obviamente, os dois conceitos têm certa relação já que morbidade pode desencadear o fenômeno da mortalidade.

Os dados relativos à mortalidade de um país são um indicador importante para conhecer a qualidade de vida da população. A taxa de mortalidade infantil é um parâmetro que afeta o conjunto de uma nação, uma vez que traz informações sobre vários aspectos tais como o sistema de saúde, as condições sociais, a situação econômica, entre outros.

Imagem: Fotolia. Andrey Popov

Relacionados:

  1. Morbimortalidade
  2. Taxa de Natalidade e Mortalidade
  3. Incidência
  4. Taxa de Juros
  5. Juros
  6. População Inativa
  7. PIB
  8. Divisas (moeda estrangeira)
  9. Segurança Pública
  10. Alcoolemia