Manutenção - Conceito, o que é, Significado

ManutencaoO termo manutenção se refere ao procedimento em que um determinado bem recebe tratamento a fim de que com o passar do tempo, seu uso ou mudança de circunstância exterior não o afete. Existem vários campos em que o termo pode ser aplicado, seja para bens físicos como virtuais. Assim, é possível referir-se à manutenção de uma casa, de uma obra de arte, de um veiculo, de um programa ou conjunto de programas, de um sistema, etc. A manutenção costuma ser realizada por especialistas no assunto.

A manutenção é importante especialmente na produção de bens e serviços. Assim, todos os elementos necessários como parte de um processo de produção econômica são testados com regularidade para chegar a uma conclusão sobre sua manutenção. Por exemplo, uma máquina que é necessária em uma fábrica e que sua produção depende dela, possui certamente um operador ou uma equipe exclusiva que vele por seu bom funcionamento e que realize a manutenção necessária.

Pode haver uma distinção entre os vários tipos de manutenção a fim de dar um panorama geral sobre as possibilidades que podem acontecer. Assim, podemos referir a manutenção à conservação, isto é, um conjunto de atividades orientadas a reverter o prejuízo causado pelo seu uso; a manutenção preventiva, que tenta evitar que existam problemas e deficiências no futuro; a manutenção corretiva, que executa tarefas que tendem a reparar os defeitos e problemas ocasionados ao bem em questão; e finalmente, a manutenção vinculada à atualização de alguma característica do equipamento (é típico de diversos tipos de software este tipo de procedimento).

Em áreas criticas onde os equipamentos devem estar sempre operados existem protocolos e um alto grau de sofisticação em relação às tarefas de manutenção. Isto acontece principalmente porque uma falha qualquer pode resultar em consideráveis perdas econômicas, e assim é preferível assumir os custos. Para ajudar com o cumprimento dos objetivos pode utilizar também um software especializado que ajude os técnicos a cumprir com suas tarefas no que diz respeito a sua conservação. Com este nível de crítica, o procedimento costuma seguir orientações claras e precisas que geralmente melhoram com o tempo a fim de evitar deixar as circunstâncias livres do azar.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: