Igualdade - Conceito, o que é, Significado

IgualdadeDenomina-se igualdade à circunstância em que dois ou mais elementos compartilham as mesmas características. Neste sentido, a igualdade se limita a um número reduzido de características. Ela pode ser utilizada em vários contextos, mas é especialmente comum no campo da sociedade, da moral, das leis, etc. Assim, se refere à igualdade perante a lei, como também à igualdade de oportunidades, socioeconômica, etc. Desta forma, os homens aspiram sempre à igualdade porque de alguma maneira conservam uma dignidade igual para as pessoas.

Em relação à igualdade perante a lei, esta expressão se refere à circunstância de que todas as pessoas integrantes de um corpo social e submetidas às mesmas leis devem receber o mesmo tratamento. Assim, não pode haver distinção de raça, religião, classe social, entre outras, no momento em que uma lei é aplicada. Uma circunstância diferente desta orientação pode tranquilamente anular um processo judicial. No entanto, na prática, escuta-se que este tipo de definição está longe de ser uma realidade absoluta e que apenas constituem um ideal. De fato, as diferentes características socioeconômicas têm como consequência que alguns indivíduos podem fazer um uso melhor das ferramentas que a mesma lei lhes oferece.

Desde o ponto de vista socioeconômico, a igualdade é um conceito questionado. Na verdade, aqueles que defendem uma circunstância de igualdade em termos de acesso a bens e serviços costumam considerar a importância que o estado tem como redistribuidor da riqueza produzida. No entanto, as vozes críticas desta postura afirmam que este tipo de prática faz com que os setores mais produtivos se neguem de produzir o excedente como consequência da possibilidade de lhes ser retirado. Assim, por exemplo, um estado que cobra impostos excessivos levaria os produtores a deixar de produzir em consequência das altas taxas. Desta forma, o desejo de igualdade levaria a uma inevitável circunstância indesejada, isto é, eliminaria o bem-estar de alguns, mas não eliminaria o mal-estar dos desfavorecidos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: