Desigualdade - Conceito, o que é, Significado

DesigualdadeA sociedade é formada por pessoas que apesar de terem semelhanças em comum são diferentes entre si. Nenhuma pessoa é igual à outra, cada ser humano é único e exclusivo. Socialmente falando, existem também importantes diferenças em relação ao fator econômico que condiciona de maneira notável a felicidade de uma pessoa. Há muita desigualdade social proporcionada pelo fator econômico, como também há muitas pessoas vítimas da pobreza de forma injusta.

Sempre que é utilizado o termo desigualdade se estabelece uma relação entre dois conceitos da mesma natureza. Isto é, para poder comparar dois objetos de forma objetiva é fundamental que sejam de mesma natureza. Por detrás do conceito de desigualdade social vinculado ao plano econômico existe uma associação que unifica essa desigualdade com a injustiça. Desta forma, existem associações e pessoas que lutam ativamente para defender os direitos dos mais favorecidos com o objetivo de construir um mundo baseado na igualdade de oportunidades.

Quando o termo desigualdade é utilizado para explicar uma situação pessoal concreta, significa que os fatores que influenciam isso não sejam os mesmos para duas pessoas. Neste sentido, esses fatores podem determinar as diferenças entre as pessoas.

Hoje em dia, as novas tecnologias trazem informação imediata sobre a situação do mundo através de notícias que ocupam a cada dia um espaço de destaque nos informativos. Essas notícias são, em muitos casos, um exemplo de como existem grandes desigualdades em pleno século XXI.

Duas situações são desiguais quando existem diferenças entre ambas as partes, mas também quando existem semelhanças em comum. As semelhanças estabelecem a união, ou seja, é a base da comparação, para que assim se possa refletir profundamente sobre as diferenças em ambos os casos.

As desigualdades sociais não devem causar indiferenças, devem ser motivo de implicação social para apostar em mudanças. As desigualdades podem ser um estímulo para a ação com o objetivo de modificar essa realidade injusta de forma responsável.

As desigualdades mostram que o mundo social está repleto de aspectos em que cada situação pode ser compreendida apenas em um determinado contexto. Por outro lado, nunca podem existir duas situações que sejam cem por cento iguais, sempre existem aspectos concretos que podem ser o princípio de uma desigualdade de quantidade ou qualidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: