Respeito - Conceito, o que é, Significado

RespeitoA palavra respeito se refere a uma atitude de valorização entre uma pessoa ou objeto. Assim, é possível falar do respeito às instituições, à memória de alguém, à família, etc. O respeito está ligado a uma atitude de reconhecimento a uma pessoa ou objeto. Ele significa qualidade em uma pessoa quando valoriza o outro, embora em muitas ocasiões seja possível cair em uma atitude de ponderação excessiva que carece de realismo.

Vale ressaltar que algumas vezes este valor se confunde com o medo. Na verdade, existe um ditado que estabelece duas formas de respeito: a admiração e o medo. No entanto, o respeito deve ser considerado como um reconhecimento ao valor que uma pessoa ou objeto tem independentemente de cair em qualquer uma das atitudes mencionadas. Desta forma, é uma consideração muito generalizada e com muitos erros em relação ao próximo.

Na bíblia, em particular no Antigo Testamento se refere ao “temor de Deus” como uma forma de aludir a uma conduta respeitosa para a divindade. No entanto, o termo também está no Novo Testamento em função da extrema dependência do homem em relação a Deus, uma dependência que faz com que todo valor dependa deste vínculo com Deus.

Atualmente, há uma chamada de atenção aos mais jovens em relação ao respeito com os mais velhos. Este respeito também é necessário aos mais jovens e crianças, à medida que apresentam o mesmo valor que um adulto.

O respeito se manifesta primeiro nos gestos e depois nas palavras. De fato, respeitar é uma atitude que reflete na maneira que uma pessoa se comporta com os demais. Deve-se considerar os outros da mesma forma que consideramos a nós mesmos, como também suas habilidades únicas e específicas. Este tipo de atitude está longe de ser uma idealização dos outros, mas que está no lugar certo como pessoa. Na atualidade, muitos dos problemas existentes na humanidade são mais fáceis de resolver quando estas considerações apresentam grande importância. É sem dúvida uma das tarefas pendentes.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: