Quando uma pessoa expressa suas palavras apresenta a inclinação de elevar o ponto ideal de uma realidade ou situação, inclusive de uma pessoa. Pode-se dizer que se trata de uma realidade ou indivíduo com idealismo, ou seja, que idealiza.
O idealismo propõe basicamente a exaltação, em melhorar tudo que se aprecia, mesmo que essa realidade ou pessoa não disponha ou reúna as características necessárias para ser elevada a esse nível de excelência.
Nos casos em que o idealismo acaba de alguma forma traindo a verdade de um fato ou de uma pessoa, ou seja, quando se idealiza a ponto que não ter certeza, sem dúvida, essa situação se torna um problema porque decepciona a pessoa, a partir do momento que ela descobre que aquilo que idealizava não responde a sua construção.
Por outro lado, quando se idealiza uma pessoa ou algum objeto que não faz parte do seu círculo ou que não se encontra presente pode ser muito difícil sair dessa situação. Vamos pensar em uma mulher que idealizou seu marido, mesmo após uma separação ou falecimento, é muito difícil retomar sua vida afetiva porque inevitavelmente sempre acaba comparando o marido com o novo amor e quer ele pareça ou faça as mesmas coisas que o ex.
Por outro lado, o conceito idealismo é muito usado para denominar uma postura caracterizada pela defesa e promoção das crenças ideais e perfeitas, desta maneira, a pessoa se castiga ou não aceita o outro lado que tem a ver com a realidade das coisas e que não é ideal.
Esta postura ou maneira de pensar é comum em pessoas que popularmente dizem que não tem os pés no chão e que apenas se movem ou manifestam em função das verdades baseadas em livros ou teorias que não podem ser aplicadas a determinada realidade.
E em relação à filosofia, o idealismo é um sistema filosófico que eleva as ideias como base e princípio do conhecimento e sabedoria do homem.
Imagem: Fotolia. WavebreakmediaMicro
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Idealismo. Em https://conceitos.com/idealismo/. São Paulo, Brasil.