Conceito » Filosofia » Dogmatismo

Dogmatismo - Conceito, o que é, Significado

O conceito dogmatismo é entendido de forma geral como uma tendência a assumir de forma taxativa e sem discussão sobre certos pensamentos ou doutrinas.

Este termo é aplicado também para determinar ideais ou hipóteses para que sejam aceitas pelos demais sem o menor espírito crítico, sem deixar de ser colocadas em questão apesar de não haver evidências empíricas.

O Dogmatismo, portanto, pode ser considerado como uma mentalidade exclusiva já que não admite mais do que o seu próprio ponto de vista, além de desqualificar aqueles que não se enquadram. Também se caracteriza pela ausência de certos aspectos na interpretação, considerando que alguns temas só admitem duas posturas: uma certa e uma errada, sem admitir a existência de graus intermediários entre ambas as posições.

O Dogmatismo na filosofia

O dogmatismo tem sido objeto de reflexão por parte de inúmeros filósofos ao longo da história. Assim, por exemplo, Comte se refere ao dogmatismo não só com uma posição meramente ideológica, mas como a adoção de certa atitude frente aos conhecimentos. É por isso que o dogmatismo é caracterizado por indivíduos que deixam de lado uma atitude crítica para enfrentar novas teorias ou pensamentos, limitando-se a assumi-los como certos. Então, neste caso, podemos falar de fundamentalismo intelectual, onde a razão se desliga da crítica e o pensamento chega a ser uma ação simplesmente passiva.

Dogmatismo x Ceticismo

O dogmatismo assim como outras palavras da mesma raiz como dogma e dogmático estão relacionadas à religião. Em várias áreas, os dogmas são considerados uma revelação da palavra divina e estabelecem uma doutrina oficial aceita como um ato de fé impossível de debater. Na filosofia clássica, as pessoas que aceitavam esses princípios de maneira inquestionável eram definidas como dogmáticas e se colocam em oposição às céticas.

Tanto o dogmatismo como o ceticismo pode ser abordado como as duas caras de uma mesma moeda, sendo o cético considerado a pessoa que não acredita na existência de uma verdade absoluta, já ao contrário (em caso de uma verdade) nunca terão acesso ao conhecimento. Portanto, o ceticismo aborda a dúvida como a base fundamental da vida, validando apenas aquilo que a experiência demonstra como verídico.

Imagem: iStock, nd3000

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: