Conceito » Tecnologia » Hibernar, Suspender, Reiniciar (Modos de Desligar)

Hibernar, Suspender, Reiniciar (Modos de Desligar) - Conceito, o que é, Significado

Além de desligar um computador, temos à nossa disposição outras possibilidades que nos permite cumprir diversos objetivos.

Reiniciar o computador consiste em devolver suas configurações originais, assim o hardware e software retornam ao seu estado inicial.

É praticamente um desligar e ligar em uma mesma operação. Quando falamos em reinício (reset em inglês) por software, que também é chamado de soft reset, falamos de um reinício que apenas devolve o software ao seu estado inicial.

Se, por outro lado, o hardware e o software são reiniciados, falamos sobre hard reset.

Qualquer um dos dois modos é utilizado para várias finalidades, como resolver problemas ou instalar atualizações

Quando nos deparamos com um problema, quantas vezes não recorremos ao reinício para ver se resolvemos "de forma mágica"? (E quantas vezes não resolvemos assim?). Muitos aplicativos do Windows exigem uma reinicialização do sistema para arrancar drivers e serviços especiais e o próprio Windows, por isso necessitam que o sistema base volte a começar do zero.

A suspensão de um computador consiste em passar para um modo de consumo mais baixo, mantendo a máquina a uma série muito limitada de funcionalidades básicas e permitindo retornar à atividade ao mesmo ponto que havia deixado

É o que acontece, por exemplo, quando fechamos a tampa de um laptop.

Com o tempo e a evolução da tecnologia foram adicionadas outras funcionalidades ao modo de repouso em suspensão, como o Wi-Fi de baixo conusmo, que permite baixar o e-mail para mantê-lo atualizado, uma vez que devolvemos ao laptop sua situação de trabalho.

Deve-se destacar que, apesar de estar suspenso, existe um consumo de energia no computador mesmo que esse consumo seja mínimo.

Por último, temos o estado de hibernação, que permite salvar o estado da máquina em disco e fechá-la sem consumir energia

Por exemplo, é um estado ideal para enfrentar uma longa viagem e quando chegar ao destino começar a trabalhar exatamente onde parou.

Assim, pode-se salvar o estado da CPU e a memória em uma série de dados armazenados no disco, que são recuperados e despejados a suas respectivas origens para restaurar o estado em que a máquina se encontrava hibernada (operação que mais precisamente é chamada de "restaurar").

Vale ressaltar que a hibernação e sua posterior restauração não consomem energia durante o tempo em que o computador se encontra hibernado.

Imagem: Fotolia. jelenab18

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: