Conceito » Ecología » Cisne

Cisne - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista da zoologia esta ave aquática pertence à família Anaditae e ao gênero Cignus e suas características como espécie são similares aos patos e gansos. Na verdade, em alguns países da América do Sul, são chamados de "gritones" por causa de seu grito único.

O cisne tem uma penugem impermeável e suas patas são palmípedes. Para obter alimentos mergulham nos rios ou lagos e se alimentam de plantas e peixes pequenos. Tem um tamanho considerável que pode chegar a 1,5 metros, pesam uns 12 quilos e possui uma envergadura superior aos dois metros, o que a torna uma das maiores aves voadoras. Vivem aproximadamente 14 anos e os que vivem em áreas frias tendem a migrar para o sul com o propósito de hibernar. Quando seus filhotes têm cinco meses já são capazes de voar.

Os cisnes vivem em pares e são animais monogâmicos. Antes do acasalamento o macho e a fêmea realizam um ritual movendo o pescoço como se fosse uma reverência. As tarefas de construção do ninho são realizadas pela fêmea, enquanto que o macho se dedica em proteger o território de possíveis ameaças aos seus filhotes.

O mais conhecido é o cisne comum ou branco, mas há também o cisne da tundra e o cisne de pescoço preto.

Um símbolo de elegância

Muitos animais simbolizam ideias. O cachorro representa a lealdade, o burro o trabalho duro, a serpente está associada ao pecado e o cisne é um símbolo de elegância e beleza. Esta ideia faz sentido porque ao assistir um cisne flutuando na água parece como apreciar uma dança. É por isso que uma das obras mais clássicas do ballet é "O Lago dos Cisnes".

O patinho feio

Nós todos sabemos a história do Patinho Feio de Hans Christian Andersen. Esta história é mais do que uma simples história para crianças. Na verdade o que se aborda são temas como autoestima, problemas de adolescentes, tolerância e identidade pessoal.

O patinho feio sofre o desprezo dos seus irmãos até que descobre que na verdade é um cisne. Esta é uma história que fala sobre a condição humana. Ela destaca que todos nós devemos saber quem somos e qual é a nossa origem. De certa forma, em algum momento já nos passamos por patinho feio, pois nos sentimos incompreendidos e rejeitados pelos outros.

Imagem: Fotolia. blueringmedia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: