Conceito » Ciência » Partes do Sol

Partes do Sol - Conceito, o que é, Significado

O Sol é uma estrela única, pois proporciona luz e a energia necessária para que seja possível a vida em nosso planeta. Se não existisse, a Terra não teria vida. Por outro lado, o Sol é a base de nosso sistema planetário. Todos os planetas giram ao seu redor por causa da força de sua gravidade.

Sua composição

Em seu centro o Sol tem um potente "reator nuclear" que produz temperaturas de 15 milhões de graus centígrados, onde o oxigênio se transforma em hélio em uma reação de cadeia contínua. Quando os núcleos de hidrogênio se fundem para produzir núcleos de hélio ocorre uma pequena perda de massa e essa matéria se descarrega em forma de energia proporcionando o brilho solar que percebemos.

Em seu núcleo há uma grande densidade, especificamente sendo dez vezes mais denso que o chumbo. A energia descarregada demora cerca de 10.000 anos para alcançar a superfície. Em termos de composição, há 70% de hidrogênio, 28% de hélio e 2% de elementos pesados, principalmente o ferro. Portanto, não se trata de uma superfície sólida.

Diversas camadas solares

O Sol conta com seis camadas diferenciadas e todas elas funcionam de forma harmônica para proporcionar luz e calor. Cada camada afeta outras produzindo estabilidade necessária para que sua massa permaneça unida e compacta.

As camadas possuem um núcleo interior, uma zona radiante, outra de convecção, uma fotosfera, uma cromosfera e uma coroa.

Ao observá-lo da Terra apreciamos a fotosfera e o restante das camadas constitui a parte interna do Sol. As camadas abaixo da superfície são mais densas na medida em que a profundidade aumenta. Por outro lado, as camadas são mais quentes à medida que a profundidade aumenta, devido ao calor do Sol em seu núcleo e por fluir posteriormente ao exterior.

Cada uma das suas camadas tem um papel na produção de calor

A parte do núcleo mantém todo o gás circundante e, desta forma, impede um colapso. A zona radiante e de convecção mantêm a pressão contra o núcleo. A fotosfera é a camada da Terra que recebe luz e calor. A cromosfera emite a maior parte da luz na região ultravioleta do espectro. Finalmente, a coroa permite a distribuição da luz e do calor que atinge a Terra, além do outros planetas através dos ventos solares.

Imagem: Fotolia. magann

Relacionados:

  1. Atmosfera
  2. Hélio
  3. Energia Solar
  4. Nebulosa do Caranguejo
  5. Química Geral
  6. Ar
  7. Planeta Júpiter
  8. Geosfera
  9. Satélites Naturais
  10. Química Nuclear