Fantasia Sexual - Conceito, o que é, Significado

A atividade sexual está destinada a obter prazer. Através da capacidade imaginativa, nossa mente cria desejos e anseios de todo tipo. Estes desejos são normalmente conhecidos como fantasias sexuais.

Imaginação, cultura e moral

As fantasias eróticas são ilimitadas e pode-se afirmar que cada indivíduo tem seu próprio mundo neste sentido. No entanto, existem três elementos que estão diretamente relacionados à criação de qualquer fantasia: a imaginação, a cultura e a moral.

Não precisamos de um estímulo sexual direto para ativar nossa imaginação. Com o poder da fantasia somos capazes de formar imagens prazerosas. Este mecanismo é muito comum na masturbação, mas também nas relações com coito.

Do ponto de vista freudiano, as fantasias sexuais não tem como finalidade sua realização, pois normalmente permanecem na esfera privada.

No entanto, muitas pessoas tentam fazer com que a fantasia se torne finalmente uma realidade.

Muitas fantasias sexuais são aprendidas através de atividades de todo tipo. Neste sentido, as histórias eróticas, os filmes para adultos, os sex shop e o kama sutra são uma pequena mostra das manifestações culturais que favorecem a criação de novas fantasias sexuais.

Certos desejos são considerados aceitáveis do ponto de vista da moral, mas outros se tornam problemáticos porque a avaliação moral do indivíduo penaliza um tipo de fantasias. Se dois amigos contam mutuamente suas fantasias eróticas e um deles acaba desejando a mulher do outro, é bem provável que seu sentido moral o impeça de dizer a verdade sobre seu desejo oculto.

Pensamentos impuros

Em algumas doutrinas religiosas a sexualidade é concebida apenas como meio de procriação. Consequentemente, a dimensão prazerosa do sexo é aceitável dentro do casamento.

Se tomarmos como referência o catolicismo, as fantasias sexuais pertencem à categoria de atos impuros. Portanto, os desejos eróticos criados pela imaginação são desvios que devem ser corrigidos.

Na tradição católica existem propostas concretas para controlar os pensamentos impuros (por exemplo, propõe-se rezar quando alguém tem fantasias inapropriadas). Por outro lado, deve-se ressaltar que a luxúria é um dos sete pecados capitais e a maioria desse tipo de ação começa na imaginação.

Imagem: Fotolia. LanaK

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: