Conceito » Direito » Cisgênero

Cisgênero - Conceito, o que é, Significado

Este termo apresenta duas partes diferenciadas: a palavra gênero e o prefixo latino cis, que quer dizer "do mesmo lado de". Seu antônimo é transgênero e o prefixo trans significa "do outro lado de".

As palavras cisgênero e transgênero estão relacionadas com a identidade sexual

O termo cisgênero indica que a identidade sexual de uma pessoa corresponde ao gênero da qual pertence. Assim, trata-se de um indivíduo que nasceu homem e se considera do sexo masculino ou de quem nasceu mulher e se considera do sexo feminino. Quando não ocorre esta identificação, estamos falando de uma pessoa transgênero.

Ser um indivíduo cisgênero ou transgênero não tem relação com a tendência sexual de tipo heterossexual ou homossexual. Um cisgênero pode ter qualquer inclinação sexual. Assim, há homens homossexuais cisgêneros (percebem a si mesmos como homens, mas têm interesse sexual por outras pessoas do mesmo sexo), existem homens heterossexuais que são cisgêneros (eles se veem como homens e sentem atração por mulheres) e o mesmo acontece com mulheres heterossexuais ou homossexuais.

Orientação sexual, sexo biológico e identidade de gênero

Entendemos por orientação sexual, o tipo de atração sexual para com outras pessoas (quando uma mulher é atraída por homens pertence à categoria heterossexual, mas se ela gosta de mulheres é considerada homossexual ou lésbica).

O conceito de sexo biológico se refere à diferenciação genética. O ser humano possui 23 pares de cromossomos e mais precisamente o par de número 23 é o que determina o sexo de cada indivíduo. O sexo genético apresenta duas variáveis: xx para mulheres e xy para homens.

Deve-se destacar que não há apenas dois tipos de gêneros (masculino e feminino), pois em alguns casos existem indivíduos intersexuais, que são aqueles que possuem características de ambos os sexos.

Estas diferenças, por sua vez, implicam numa variação de tipo hormonal, ou seja, o predomínio de estrogênios ou testosterona em indivíduos do sexo masculino ou feminino. O ambiente e as circunstâncias individuais de cada pessoa influenciam o desenvolvimento biológico das pessoas.

A identidade de gênero não depende necessariamente do sexo biológico, já que se trata de outra questão: como cada indivíduo se percebe em relação ao seu sexo.

Supõe a resposta que damos a uma pergunta tão simples como profunda e totalmente pessoal: quem sou eu?

Além desta pergunta inicial, outras questões também são abordadas: como me comporto?, como sou percebido pelos outros? e como me sinto em relação à minha identidade?

Imagens Fotolia: Inllusion, Irissca

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: