Conceito » Educação » Neófito

Neófito - Conceito, o que é, Significado

Esta palavra vem do grego, mais concretamente do termo neophytos. O prefixo neo significa novo e phyton quer dizer planta. Portanto, etimologicamente significa recém-plantado. Uma pessoa é considerada neófita quando está no início de uma atividade ou disciplina e ainda não a conhece completamente.

Este termo pode ser considerado um cultismo e como tal é usado pouco na comunicação cotidiana. No seu lugar são usados termos equivalentes como aprendiz, iniciante, principiante, novato, entre outros. Num sentido oposto, chamamos de veterano ou experiente a pessoa que já tem conhecimento suficiente em determinado assunto e, portanto, não pode ser considerada um neófito.

No cristianismo

No cristianismo primitivo aqueles que iniciavam na religião eram conhecidos como neófitos. Este termo também era usado para referir aos recém-convertidos à religião cristã.

Ainda falando sobre o início do cristianismo, o neófito que se integrava a uma comunidade religiosa era acolhido com carinho por parte dos seus membros. Para distinguir-se dos demais o neófito usava roupa de cor branca. Na terminologia religiosa cristã o neófito é um noviço. Nas ordens religiosas os noviços precisam passar por um período de formação, conhecido como noviciado.

Na maioria das ordens religiosas o noviciado tem uma duração de doze meses. Durante este período o iniciante na vida religiosa de uma comunidade precisa se preparar para a vida espiritual. Neste sentido, durante a fase de noviciado há uma atividade formativa e uma proximidade com as regras da comunidade.

No processo inicial de aprendizagem

Quando se inicia uma nova atividade há uma inexperiência obvia em todos os sentidos. O neófito não conhece a terminologia da nova disciplina e ignora os segredos de qualquer disciplina ou tarefa. Consequentemente, como pessoa inexperiente precisa familiarizar-se a tudo que está relacionado ao seu novo projeto, seja ele profissional, religioso ou político.

A figura do estagiário como exemplo de neófito

O estagiário é aquele que tem conhecimento sobre determinado assunto, mas não tem experiência suficiente de trabalho. Muitas empresas incorporam estagiários em seus quadros. A figura deste sujeito deve ser entendida a partir de dois pontos de vista. Por um lado, trata-se de um jovem inexperiente que tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos no mundo dos negócios. Paralelamente, as empresas podem formar jovens que passando por esta fase de estágio podem ser integrados à equipe de trabalho como profissionais qualificados.

Imagem: Fotolia. mumemories

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: