No último terço do século XIX, a cidade de Londres apresentou importantes núcleos de marginalização e pobreza. Neste contexto, um pastor metodista e sua esposa, Willian Booth e Catherine, criaram uma organização religiosa com o propósito de ajudar os mais desfavorecidos da sociedade.
Em 1878, o Exército da Salvação foi oficialmente fundado (The Salvation Army). Desde suas origens, o objetivo desta entidade tem sido pregar o evangelho e, ao mesmo tempo, servir os oprimidos em nome de Jesus Cristo.
Esta associação de espírito altruísta e inspirada nos princípios do protestantismo tem sua sede em Londres, mas está presente em mais de 120 países do mundo. Do ponto de vista organizacional, seus dirigentes utilizam uma terminologia militar (o principal responsável é o general, os chefes das sedes territoriais são os comandantes e nos comandos intermediários estão os sargentos e tenentes).
Os membros desta entidade humanitária não formam uma igreja no sentido estrito, embora organizem serviços religiosos e atividades pastorais. Atualmente, é considerada uma das maiores organizações humanitárias do mundo.
Em termos de financiamento, provém de três fontes: de doações privadas, dos fundos arrecadados pela reciclagem e pelas roupas de segunda mão e ainda por subsídios do Estado.
O leque de áreas de atuação é muito amplo: creches e escolas, programas de reabilitação para alcoólatras e viciados em drogas, assistência humanitária em desastres naturais, programas de prevenção contra a violência intrafamiliar ou oficinas de recolocação profissional. Nos lemas desta organização, enfatiza-se um princípio geral: atendimento aos mais necessitados.
Para amenizar suas reuniões e atividades incorporam bandas de música. Desde o final do século XIX, contam com um serviço de busca de pessoas. Por volta de 1880, foram duramente criticados e perseguidos, pois seu trabalho de reabilitação de alcoólatras em Londres contrariava os interesses dos locais de entretenimento da cidade.
Nos grandes desastres naturais os voluntários do Exército da Salvação têm sido especialmente ativos. Muitos jovens deste coletivo estão integrados ao movimento Scout (escotismo) e organizam acampamentos e atividades de lazer.
Nos últimos anos, os Estados Unidos receberam duras críticas por discriminar pessoas por motivos religiosos ou por suas inclinações homossexuais.
Imagem: Fotolia. Pingpao
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2018). Conceito de Exército da Salvação. Em https://conceitos.com/exercito-salvacao/. São Paulo, Brasil.