Conceito » Aprender » Navalha Suíça

Navalha Suíça - Conceito, o que é, Significado

A grande maioria das ferramentas é projetada para cumprir uma ou duas funções. No caso da navalha suíça, trata-se de um artefato de bolso que, além de uma navalha, é um utensílio que conta com 15 acessórios complementares: abridor de latas, chave de fenda, palito de dentes, gancho, tesoura, entre outras funções. Estes acessórios permitem realizar todo tipo de ações.

Em suma, é um produto versátil, prático e com um design muito avançado, assim como nos proporciona respostas para as mais diversas situações.

É apresentada em uma caixa e nela os fabricantes incluem um certificado de garantia e um pequeno manual de instruções. Trata-se de um utensílio internacionalmente conhecido e identificado por sua característica cor vermelha, bem como pela inclusão da bandeira suíça dentro de um escudo.

Os objetos também têm sua história

Victorinox é o nome da principal empresa que fabrica estas navalhas. Trata-se de uma empresa suíça fundada no final do século XIX. Seu fundador, Karl Elsener, dedicava-se inicialmente com a fabricação de materiais cirúrgicos, mas quando soube que as navalhas do exército suíço vinham da Alemanha tomou a decisão de fabricar suas próprias navalhas para o exército de seu país.

Em 2005, a Victorinox adquiriu a empresa Wenger, que também se dedicava à fabricação de navalhas multiuso.

Desde sua origem até a atualidade, este fabricante abastece o exército suíço com essas ilustres navalhas. Os soldados podem abrir as latas, usar a chave de fenda para desmontar as armas ou então para resolver qualquer tipo de problema.

O exército não é o único destinatário, uma vez que se trata de um produto para uso de qualquer tipo de consumidor (esta ferramenta lendária é normalmente incluída nos equipamentos dos astronautas da NASA).

Além de sua utilidade prática, existem colecionadores apaixonados com suas diferentes versões ao longo da história.

Curiosidades e produtos tipicamente suíços

A Suíça é um país único por muito motivos. Foi uma nação neutra nas duas guerras mundiais, seu sistema bancário é especialmente hermético e os habitantes dos cantões realizam eleições periodicamente para decidir sobre seu futuro.

Também é conhecida pelo Fórum de Davos, pela figura lendária de Robin Hood e pela Guarda Suíça do Vaticano.

O desemprego é praticamente inexistente e seus habitantes têm uma das taxas mais altas do PIB mundial. Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano de 2017 é o quarto país com melhor qualidade de vida.

Além da navalha de bolso, o país helvético se destaca por outros produtos: o queijo Emmental, o chocolate e os relógios.

Imagem: Fotolia. Panya

Relacionados:

  1. Catálogo
  2. Manual
  3. Mattel
  4. Packaging
  5. Dadaísmo
  6. Fita Métrica
  7. Direito Subjetivo
  8. Jugo
  9. Consulta Popular
  10. Logística