Tradicionalmente, o conjunto do saber se divide em duas disciplinas: as ciências e as letras. Esta classificação pode apresentar outras denominações: ciências humanas, ciências naturais ou ciências sociais. Além desta questão classificatória, as ciências ou estudos sociais são disciplinas que estudam alguns aspectos relacionados à dimensão social do ser humano.
A sociologia é, provavelmente, uma ciência social por excelência. Surgiu no século XIX, como a tentativa de explicar a dinâmica coletiva, isto é, o trabalho, as classes e conflitos sociais e o progresso da humanidade.
A história é uma ciência que estuda os acontecimentos do passado e uma de suas áreas específicas é a história social, na qual os especialistas abordam questões ideológicas e culturais a partir de uma perspectiva histórica.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, da qual pode ser entendida a partir de uma visão global e através da psicologia social. Assim, esta disciplina analisa os sentimentos coletivos, os comportamentos de massa e as normas que regem a cultura.
Um trabalhador social aborda questões sobre os serviços sociais da administração, prestações do bem-estar e dos métodos de investigação voltados ao conjunto da população.
O conceito estudos sociais inclui também o conjunto de disciplinas da área humanística, tais como a filosofia, a ética, a antropologia, a política, os estudos da arte, assim como os estudos clássicos.
Durante as últimas décadas os estudos sociais não se enquadraram bem com a realidade científica ou tecnológica. As ciências sociais são percebidas hoje como se fosse um saber inútil. Pode-se afirmar que há uma desconfiança generalizada de todas as áreas que não são científicas e tecnológicas. Em contrapartida, alguns analistas reivindicam a utilidade das humanas. Desta forma, seria um erro dividir o saber entre o mundo científico e o mundo humanístico, pois ambos são complementares.
Atrás de uma máquina de alta precisão existem ideias e valores humanos, assim, esquecer esse fato, significa ignorar que as ideias e os desejos são o autentico motor da humanidade.
Um exemplo de interação entre o tecnológico e o social se encontra no mundo empresarial. Uma empresa de médio ou grande porte tem um departamento de recursos humanos, da qual organiza toda a estrutura da empresa através da dimensão humana de cada um dos seus trabalhadores.
Imagem: Fotolia – Rawpixel
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2016). Conceito de Estudos Sociais. Em https://conceitos.com/estudos-sociais/. São Paulo, Brasil.