Verborragia - Conceito, o que é, Significado

VerborragiaA verborragia se refere à atitude da pessoa que fala demais porque não respeita o tempo de conversa e toma para si a palavra sem levar em conta a opinião do outro. As pessoas que sofrem de verborragia falam muito e escutam pouco, ao contrário, gostam de ser o centro das atenções numa conversa entre amigos, gostam de dar sua opinião sobre um tema, contar suas histórias, recordar fatos importantes, ou simplesmente, quebrar o silêncio com palavras que, em certas ocasiões, podem esgotar o interlocutor que sente falta do valor silêncio em uma conversa. Uma pessoa que tem um comportamento marcado pelo excesso de verborreia tem sérias dificuldades de permanecer em silêncio.

Qualquer ser humano pode transmitir muita informação não só através da palavra, mas também pela linguagem corporal. Todo ser humano é único e exclusivo e tem suas peculiaridades no plano da comunicação. Neste sentido, vale ressaltar que as pessoas que demonstram atitudes de verborragia têm a necessidade excessiva de falar.

O modo de ser de uma pessoa e sua atitude nas relações pessoais também lhe ajudam a estabelecer laços sólidos. As pessoas que falam demais costumam entrar em choque quando entram em contato com outra pessoa que possui as mesmas características, ou seja, o mesmo desejo de ter a palavra e ser o centro das atenções em uma conversa.

Entretanto, por falar demais, conseguem captar melhor a atenção de seu interlocutor. A mente do ouvinte tende a desconectar quando se sente transbordado de tanta informação porque a capacidade de concentração é limitada. O excesso de palavras pode aborrecer o interlocutor e inclusive esgotá-lo psicologicamente, por isso, muitas vezes, é aconselhável falar menos.

Saber falar é uma coisa, agora saber comunicar-se de forma efetiva é outra totalmente distinta. Neste sentido, vale destacar que qualquer pessoa pode aprender a melhorar suas habilidades comunicativas aprendendo com as críticas construtivas, realizando um processo de coaching, participando de um curso para falar em público, como também sendo observador para aprender com os outros.

Existem pessoas com tendência em falar demais não de forma frequente, mas sim de forma pontual. Por exemplo, quando estão nervosas por causa de algum acontecimento específico ou quando sentem medo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: