Estruturalismo é o nome que designa o sistema científico e o método que estuda os dados do contexto a qual pertence, como os grupos. Contempla também e analisa as relações estabelecidas entre si para depois tirar suas conclusões; trata-se de um método de estudo e com foco eminentemente descritivo.
A importância do estruturalismo é tanta que resulta ser uma das opções mais utilizadas para analisar a cultura, a linguagem e até mesmo a sociedade de determinada comunidade.
Está associado especialmente à filosofia, mas não surge deste campo e sim da linguística, através de Ferdinand de Saussure como veremos mais adiante. Pode ser aplicado a várias ciências que têm como objetivo o estudo do homem, assim foi criado um método adotado por outras ciências para compreender fenômenos psicológicos, econômicos, antropológicos e, claro, para analisar questões filosóficas.
Em uma cultura o significado pode ser produzido e transmitido a partir de diversos fenômenos, práticas e atividades que nesse momento atuam como veículos de significado.
De certa forma, pode-se dizer que o estruturalismo nos dá uma série de padrões que a maioria conhece em relação a sua estrutura, componentes, funcionamentos, entre outros aspectos, sem importar-se com o tempo que ocorrem para ser analisados conformemente.
Por outro lado, e no campo da linguística, o estruturalismo é um movimento extremamente inovador surgido no início do século XX e que tem o linguista suíço Ferdinand de Saussure como fundador e principal representante.
A grande novidade proposta por Saussure foi uma nova concepção dos acontecimentos vinculados à linguagem, concebendo a este um sistema da qual os diversos elementos que o compõem apresentam uma inter-relação que se torna uma estrutura.
No campo da economia, o estruturalismo vem a ser uma teoria vinculada ao desenvolvimento econômico, que propõe o menosprezo em matéria de comércio internacional, seguindo este esquema: centro industrial e periferia agrícola, aumento da distância entre países subdesenvolvidos e desenvolvidos.
A psicologia também recebeu a influência do estruturalismo através do que se conhecia como psicologia estrutural, uma teoria desenvolvida por Wilhelm Wundt e Edward Titchener, mais precisamente no século XX, em pleno auge desta corrente.
O objetivo desta abordagem psicológica é poder analisar a experiência desde o nascimento da pessoa até a vida adulta, ou seja, a soma total de experiências vividas neste período de tempo, através de elementos interligados entre si para formar experiências mais complexas, sem esquecer-se do meio ambiente e estudando seu vínculo.
O método usado por Wundt foi a introspecção através da indagação nos sentimentos e emoções, entre outros dados que fornecem a informação interior de alguma pessoa.
No campo da informática o estruturalismo é o ramo que estuda a formação de bancos de dados de corte estrutural.
Imagem: Fotolia. vician_petar
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Estruturalismo. Em https://conceitos.com/estruturalismo/. São Paulo, Brasil.