Estrutura - Conceito, o que é, Significado

EstruturaEntende-se por estrutura o conjunto de laços, vínculos e relações que contam com diversos elementos envolvidos em uma realidade. Por outro lado, o conceito estrutura é utilizado igualmente para indicar a organização de algo.

Uma maneira de entender tudo que nos rodeia

Precisamos entender tudo o que está ao nosso redor, assim o pensamento racional nos permite realizar todo tipo de operação mental: a matemática, a conceitual e a fundamentada em experiências empíricas. Quando pensamos, por exemplo, na sociedade, com a intenção de compreendê-la melhor é conveniente dividir este conceito em partes (por exemplo, as classes sociais). Assim, a sociedade é uma estrutura geral que pode ser concebida em estruturas mais reduzidas. Com este tipo de descrição, temos um quadro conceitual, um modelo explicativo.

As estruturas de algo são como um mecanismo conceitual que possibilita compreender o funcionamento de uma realidade. Por este motivo, podemos citar a estrutura da célula, átomo, da gramática ou de uma empresa.

Para descrever um aspecto da realidade não é suficiente observar e acumular dados, é necessário dispor de uma teoria explicativa que organize e explique determinada área em geral. Vamos pensar nos seres vivos em seu conjunto. Para classificá-los em uma estrutura (por exemplo, numa organização de espécies) precisamos de uma teoria geral, neste caso, os cientistas admitem na maioria das vezes a teoria da evolução como explicação geral de todas as estruturas particulares da biologia. Desta maneira, qualquer estrutura concreta (da célula ou de um grupo de animais invertebrados) faz parte de um modelo teórico mais amplo, a teoria da evolução.

Infraestrutura, estrutura e superestrutura

Tudo o que está abaixo de algo é expresso com o prefixo infra e o que está acima é indicado pelo prefixo supra. Quando pensamos em uma casa nos deparamos com três dimensões. Por um lado, a casa propriamente dita (sua estrutura). Por outro lado, temos os elementos que permitem sua construção, também conhecidos como fundamentos ou infraestruturas (o fornecimento de água, de luz e tudo que seja necessário para habitar a casa). Por último, existe a superestrutura da casa, ou seja, os elementos encontrados na superfície que permitem que a estrutura se mantenha em pé (as colunas, paredes e a cimentação).

Os conceitos infraestrutura e superestrutura possibilitam compreender o que é uma estrutura, por isso não devemos esquecer que tudo tem um fundamento (uma infraestrutura) e, por sua vez, toda estrutura cria uma estrutura maior, a superestrutura.

Imagem: iStock. PPampicture

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: