Conceito » Economia » As 5 Estrelas dos Hotéis

As 5 Estrelas dos Hotéis - Conceito, o que é, Significado

Os estabelecimentos hoteleiros podem ser classificados de muitas maneiras, pois existem áreas urbanas, de praia ou rurais, para clientes exclusivos ou turistas convencionais, com ou sem serviços complementares. Cada estabelecimento tem normalmente um perfil geral de clientes. Por outro lado, para determinar a categoria de um hotel, emprega-se um distintivo de cor azul na porta e dentro do estabelecimento com determinado número de estrelas que variam de um a cinco. Os hotéis de categoria mais elevada contêm 5 estrelas, porém nos últimos tempos tem surgido hotéis com 6 e 7 estrelas, dos quais veremos mais adiante neste artigo.

Embora esta categorização seja uma convenção internacional, cada país tem seu próprio sistema para distribuir as estrelas em cada estabelecimento (em alguns países a categoria é concebida pelo estado e em outros pelas associações hoteleiras).

Critérios gerais para obter a qualificação de 5 estrelas

São hotéis com um número mínimo de quartos. Da mesma forma, o tamanho dos quartos e as demais dependências devem atingir uma superfície mínima determinada.

É necessário que o estabelecimento ofereça serviços básicos: ar condicionado, telefone, televisão, cofre de segurança, banheiro completo, um número mínimo de elevadores, corredores com medidas determinadas, etc.

Além dos mínimos estabelecidos, possuem serviços complementares que proporcionam todo tipo de conforto aos clientes, como estacionamento, salões espaçosos, áreas de lazer, serviços de quarto, restaurantes à la carte, serviços de transporte de bagagem, etc.

A importância dos pequenos detalhes

Independentemente dos critérios para atribuir a classificação de 5 estrelas, estes hotéis procuram cuidar ao máximo dos pequenos detalhes. Assim, os colchões são de alta qualidade, a cama é feita com algum detalhe especial, a roupa de cama é trocada diariamente e alguns serviços estão disponíveis durante 24 horas.

Alguns hotéis possuem, além da categoria 5 estrelas, a indicação GL, que significa de grande luxo. Em países como Dubai e Catar existem hotéis de seis e sete estrelas.

Enquanto os padrões europeus e americanos estabelecem que 5 estrelas são a categoria mais alta, alguns estabelecimentos anunciam um número maior de estrelas. Como é lógico, nesses hotéis o conceito de luxo é levado ao limite. O perfil do cliente é muito exclusivo, pois o preço por quarto só pode ser pago por uma minoria.

Nestes estabelecimentos é muito comum o cliente ser transportado em um Rolls Royce ou em um iate de luxo, além disso, os quartos têm todo tipo de atendimento personalizado.

Imagem: Fotolia. sidorov

Relacionados:

  1. Hotel Boutique
  2. Estrelas e Constelações
  3. Hostel
  4. Ursa Maior
  5. Asteroidea (estrela-do-mar)
  6. Crux (Cruzeiro do Sul)
  7. Café da manhã Americano e Continental
  8. Nebulosa de Órion
  9. Nebulosa do Caranguejo
  10. Retail