Existem muitos tipos de estabelecimentos dedicados ao alojamento de turistas e viajantes. O mais conhecido é o hotel, mas também existe o motel, o albergue, a pensão, as casas de veraneio, a pousada, etc. Cada um tem suas características particulares e está destinado a um perfil de cliente. Nos últimos anos surgiu uma nova modalidade, o hotel boutique.
Estes estabelecimentos incluem a palavra boutique por venderem artigos de moda. Esta versão hoteleira surgiu nas grandes cidades dos Estados Unidos por volta de 1980 e com o tempo se espalhou pelo mundo.
Além da comercialização de produtos relacionados à moda, trata-se de hotéis normalmente pequenos e com um número reduzido de quartos. Ao contrário das grandes cadeias é oferecido um atendimento personalizado e em menor escala.
Assim mesmo, estão localizados em cidades de áreas emblemáticas e longe do turismo de massa. Com este foco, espera-se que o cliente tenha uma experiência bem diferente da que pode ser encontrada em um estabelecimento convencional.
O hotel boutique está destinado a turistas e viajantes que buscam a exclusividade, por este motivo, o estabelecimento está localizado em ambientes singulares. Muitos desses hotéis são antigos edifícios que foram remodelados para um alojamento turístico. Em certas ocasiões o que se busca é uma combinação de estilos arquitetônicos.
A gastronomia é um dos aspectos mais destacados. Neste sentido, apresenta-se uma oferta culinária baseada na originalidade, com produtos locais e uma cozinha sofisticada.
Nestes estabelecimentos, pequenos detalhes são cuidados ao máximo, como o aroma, o impacto visual das cores dos quartos, a domótica, os quartos exclusivos e o tipo de cama. Pode-se dizer que estes hotéis não são padronizados, mas se assemelham ao estilo pessoal de uma casa.
Possui um alto poder aquisitivo e se trata de uma pessoa exigente com a qualidade dos serviços. Busca a exclusividade e um tratamento personalizado. Valoriza a arte em geral, a boa comida e as novas correntes estéticas. Em poucas palavras, trata-se de uma pessoa com gostos sofisticados. Por outro lado, é mais um viajante do que um turista.
O hotel boutique possui geralmente clientes diretos, ou seja, são clientes que contratam um alojamento por si só e não através de uma agência ou operadora turística.
Imagem: Fotolia. Alena Ozerova
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Hotel Boutique. Em https://conceitos.com/hotel-boutique/. São Paulo, Brasil.