Conceito » Ciência » Estrelas e Constelações

Estrelas e Constelações - Conceito, o que é, Significado

A formação de uma estrela.- Uma estrela é criada no espaço quando vários gases se combinam pelo efeito da gravidade e pela fusão de átomos de hidrogênio e de hélio. Cada estrela tem uma massa diretamente em relação à sua gravidade. Isto significa que, quanto maior a estrela, menos tempo vai viver (as estrelas que apresentam muita massa gastam mais combustíveis).

Se as estrelas são quentes, tendem a uma coloração azulada, já se são frias tendem ao vermelho. Por outro lado, existem também as chamadas anãs marrons, que são considerados falhas porque apresentam pouca luz. Neste sentido, uma anã marrom tem os mesmos ingredientes que uma estrela, mas não contam com a suficiente massa para sofrer uma fusão nuclear.

As constelações

Quando um conjunto de estrelas está situado no céu, de modo que produzem uma imagem, fala-se de uma constelação. Deve-se destacar que a observação do céu é diferente dependendo do local de observação e estação do ano.

A contemplação das estrelas ocorre desde a antiguidade. Assim, os babilônios, os egípcios e os gregos do mundo antigo denominaram como constelações o grupo de estrelas associados a alguma divindade sobrenatural. Os gregos deram nome à grande parte das constelações, especialmente aquelas que são observados a partir do hemisfério norte.

A constelação de Orion

A mais vistosa de todas as constelações é a Orion, que pode ser obervada a partir de qualquer ponto da Terra. Sua figura combina pontos brilhantes de luz formando o conhecido "Cinturão de Orion", também chamado de "Os Três Reis Magos" porque há três estrelas proeminentes: Mintaka, Alnilam e Almitak.

Esta visão obedece a nossa perspectiva terrestre, já que se esta constelação fosse observada do espaço poderia ser apreciado que suas estrelas mudam de lugar, pois se encontram em pontos distantes da Terra. O formato de Orion se assemelha a um relógio de areia coroado por duas estrelas superiores. É a mais conhecida de todo cosmos e está localizada próximo à constelação do rio Eridanus e da constelação de Touro.

O complexo de nuvens que formam o Orion consiste em uma estrutura gigantesca de hidrogênio, pó, plasma e estrelas nascentes. Está localizada a uma distância de 1500 anos-luz da Terra.

Na mitologia grega, Orion era um caçador, mas um escorpião lhe picou no calcanhar e acabou com sua vida. Por outro lado, as três estrelas do "Cinturão de Orion" já faziam parte da mitologia egípcia.

Imagem: Fotolia. ad_hominem

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: