Conceito » Saúde » Esqueleto

Esqueleto - Conceito, o que é, Significado

O ser humano está acostumado a ver-se por fora. Isto é, quando nos olhamos no espelho, podemos observar nosso sorriso, nossos traços faciais e corporais, apreciar a cor dos olhos, o tom do cabelo ou qualquer outro detalhe estético.

No entanto, os seres humanos também têm uma estrutura complexa interna, uma estrutura que mais precisamente é um suporte necessário para este bem externo: o esqueleto. O esqueleto está composto por ossos que contam com diferentes funções de proteção e locomoção.

Funções do esqueleto

Este conjunto de ossos é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular. Da mesma forma, o bom funcionamento das articulações é vital para a manutenção do aparelho locomotor.

O esqueleto exerce sobre nós uma função de sustentação, ou seja, podemos realizar os movimentos diários da vida cotidiana graças ao bom funcionamento do nosso organismo. Ao longo do dia, realizamos mudanças significativas em nossa postura através de uma mudança de posição.

O esqueleto protege também os órgãos que são vitais para o nosso bem-estar

Por exemplo, as costelas protegem os pulmões. Por esta razão, diante de uma possível queda ou acidente, o esqueleto tem esta saudável função de prevenção.

O esqueleto facilita a função do movimento corporal. No dia a dia, faz com que as pessoas sejam capazes de mover-se em um ritmo diferente.

Como parte do corpo humano, o esqueleto é vulnerável de sofrer determinadas doenças, uma das mais conhecidas é a osteoporose. O envelhecimento afeta a saúde óssea, esta é uma das razões pelas quais os especialistas aconselham manter uma dieta saudável, com bons níveis de cálcio e exercício físico para cuidar do bem-estar.

Especialidades sanitárias

Algumas especialidades médicas estão diretamente relacionadas com o tratamento de doenças vinculadas aos ossos: a traumatologia e a ortopedia são duas das mais importantes, assim como a reumatologia.

O esqueleto do ser humano sofre um processo de evolução desde o nascimento, uma vez que durante a infância e a adolescência, o ser humano se encontra em processo de crescimento. Na idade adulta pode vir uma fase de deterioração.

Vale destacar que existem diferentes tipos de esqueletos, uma vez que os animais vertebrados também possuem.

Imagens: Fotolia. kentoh - Sebastian Kaulitzki

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: