Conceito » Ciência » Tiranossauro

Tiranossauro - Conceito, o que é, Significado

Nas últimas décadas os filmes de dinossauro colocaram em moda estes animais que viveram sobre a Terra há milhões de anos e pelo qual não se sabe com absoluta certeza por que foram extintos. O mais popular entre os dinossauros é, provavelmente, o Tiranossauro Rex, também conhecido como T-Rex.

Principais características

Mesmo sem encontrar um esqueleto completo e apenas alguns restos de ossos parciais, os paleontólogos foram capazes de descrever as características desses animais. O tiranossauro rex media aproximadamente 12 metros de comprimento, pesava mais de 7 toneladas, possui um crânio com mais de um metro e meio, além de potentes presas.

Acredita-se que podia atingir uma velocidade superior aos 40 km / h, mas esses dados não são compartilhados por toda a comunidade científica, uma vez que alguns paleontólogos afirmam que sua estrutura corporal não lhe permitia alcançar uma velocidade tão elevada.

Considera-se que foi maior dinossauro carnívoro e o mais temível dos predadores existentes na Terra.

Outros dados de interesse

Os primeiros restos de esqueleto de um tiranossauro rex foram encontrados no estado de Montana nos Estados Unidos, no início do século XX. Desde então, foram encontrados apenas cerca de 10 esqueletos parciais nos Estados Unidos e Canadá.

Segundo a maioria dos estudos, estima-se que possuía uma visão muito boa, especificamente uma visão estereoscópica que lhe permitia perceber a realidade em relevo, uma característica própria também dos seres humanos. Por outro lado, tinha um poderoso olfato e uma desenvolvida audição. Estas características lhe tornaram um predador muito perigoso.

Estima-se que com uma mordida o tiranossauro podia engolir até 50 quilos de carne, uma vez que sua boca abria até um metro de altura.

Diferentemente dos répteis, o T-rex caminhava com as patas verticais abaixo do seu corpo.

Acredita-se que as fêmeas eram maiores do que os machos.

Como o resto dos dinossauros, este também foi extinto há 250 milhões de anos e os cientistas ainda não entraram em um acordo sobre os motivos do seu desaparecimento.

De acordo com dados recentes, os paleontólogos afirmam que existiram mais de 500 espécies de dinossauros.

Por último, deve-se ressaltar que a palavra dinossauro vem do grego e literalmente significa um terrível lagarto.

Imagem: Fotolia. Petr Bonek

Relacionados:

  1. Jurássico
  2. Velociraptor
  3. Espinossauro
  4. Dinossauro
  5. Triássico
  6. Carcharodon Megalodon
  7. Asteroidea (estrela-do-mar)
  8. Universo
  9. Polvo
  10. Filogenética