Conceito » Ciência » Espinossauro

Espinossauro - Conceito, o que é, Significado

O termo espinossauro quer dizer literalmente "dinossauro com espinhos". Esta denominação foi escolhida porque o primeiro dinossauro descoberto desta família (o Spinosaurus) tinha uma crista cheia de espinhos grandes em seu dorso.

Principais características

Todos os espinossauros eram carnívoros e possuíam um focinho comprido e afiado parecido ao dos crocodilos. Apresentava também uma potente dentadura, formada por dentes cônicos e pontiagudos como dos golfinhos.

Estes sáurios se alimentavam de outros animais, tornando-se especialistas pescadores que utilizavam suas poderosas garras como fio de arpão para agarrar os peixes.

As principais espécies

- Irritator Challengeri: tinha uma envergadura de 7 a 8 metros e viveu 110 milhões de anos atrás. Recebeu este nome graças ao seu descobridor, o professor Challenger. A outra parte do nome surgiu quando os pesquisadores se irritaram ao perceber que o fóssil comprado dessa espécie havia sido recomposto e preso com outros fósseis.

- Spinosaurus: esta espécie se caracteriza por seu esqueleto longo e muito desenvolvido, atingindo mais de um metro de espinha neural. Alcançava 5 metros de comprimento e viveu em um ecossistema de vegetação frondosa há 100 milhões de anos.

- Siamosaurus: adota o nome de "o lagarto do Sião". Foi descoberto na atual Tailândia em alguns depósitos da era Cretácea. Pouco se conhece sobre esta espécie, mas sabe-se que compartilhavam os dentes cônicos e tinham uma grande semelhança com o Spinosaurus.

- Cristatusaurus: os membros desta espécie eram os maiores da família e alcançavam 10 metros de comprimento. Seus fósseis foram encontrados na África Ocidental e se sabe que viveram uns 110 milhões de anos atrás. Sua denominação é um assunto de controvérsia devido às suas inúmeras semelhanças com outras espécies.

Uma extinção em dois etapas

A comunidade científica concorda quando se estipula que a principal causa de extinção dos dinossauros foi a colisão de um meteorito com a Terra. Isto provocou, entre outros efeitos, uma grande nuvem de cinzas que não permitia a entrada da luz solar, ocasionando uma queda drástica das temperaturas. Estas mudanças climáticas desencadearam a extinção gradual dos grandes sáurios.

Essa família particular de dinossauros foi descoberta no início do século XX e seus fósseis encontrados foram destruídos pelo efeito das guerras ocorridas na Europa, eliminando quase por completo qualquer resto fóssil desta família.

Imagem Fotolia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: