Conceito » História » Velociraptor

Velociraptor - Conceito, o que é, Significado

Alguns filmes de Hollywood têm um poderoso efeito sedutor e se tornaram autênticas referências culturais. Foi o que aconteceu com o filme "Jurassic Park", de Steven Spielberg, que graças a esta reprodução fez com que os dinossauros e a paleontologia se tornassem moda. No filme aparece um dos saurios mais originais, o velociraptor. Seu nome científico é Velociraptor Mongolienses, que literalmente significa "o caçador rápido da Mongólia".

O que sabemos sobre este dinossauro?

Especialistas em paleontologia afirmam que ele viveu no final do período Cretáceo há 80 milhões de anos. Era um dinossauro carnívoro que media 1,8 metros e pesava aproximadamente uns 15 kg. Suas patas tinham uma garra poderosa com as quais podia atacar suas presas. Este dinossauro bípede se destacava por sua velocidade, uma vez que superava os 40 km / h.

Pertence ao grupo dos dinossauros saurisquianos, que são muito parecidos como os répteis atuais. Apesar de seu peso leve, era um temível predador devido às suas poderosas mandíbulas com dentes afiados. Possuía um crânio com uma curvatura ascendente e um esqueleto muito semelhante às aves atuais.

Ao contrário do que se mostra no filme de Spielberg, o velociraptor tinha penas e potentes garras com 10 cm de comprimento. Por possuir um cérebro grande, os especialistas afirmam que previsivelmente tinha uma grande inteligência.

Alimentava-se de presas com um tamanho maior que o seu, normalmente eram dinossauros herbívoros. Sabe-se que depois de capturar sua presa, ele a quebrava em pedaços para comer mais facilmente.

Estes dinossauros eram ovíparos, possuíam o sangue quente e faziam seus ninhos debaixo da terra para proteger os ovos.

Os esqueletos e os restos fósseis do passado são estudados na Paleontologia

Existem várias disciplinas científicas que estudam alguma dimensão do passado mais remoto. A arqueologia está focada na análise e compreensão das ruínas, artefatos antigos, múmias e antigas civilizações. A paleografia trata das formas de escritura da antiguidade.

A paleontologia estuda a vida em suas formas mais primitivas. O conhecimento dos dinossauros é uma das especializações deste ramo da ciência. Esta disciplina também está relacionada à geologia.

Por que os dinossauros desapareceram?

A extinção dos dinossauros é um tema de debate na comunidade científica. Apesar disso, há uma hipótese importante: um meteorito caiu sobre a Terra e produziu uma intensa onda de calor provocando por sua vez uma mudança climática. Esta alteração na climatologia desencadeou o desaparecimento gradual dos dinossauros. Esta é a versão oficial, mas nem todos os cientistas compartilham dessa ideia, pois para eles um desastre global deveria afetar todas as espécies e não apenas os dinossauros.

Imagem Fotolia. Risky_Sukandar

Relacionados:

  1. Tiranossauro
  2. Jurássico
  3. Dinossauro
  4. Espinossauro
  5. Triássico
  6. Raccord
  7. Carcharodon Megalodon
  8. Cameo
  9. Era Mesozoica
  10. Eras Geológicas