O termo espeleologia vem do grego, mais especificamente da combinação de duas palavras, spélaion, que significa caverna, e logos, que quer dizer conhecimento ou estudo. Portanto, a espeleologia trata do estudo das cavernas, grutas e fossas que se encontram nas profundezas da terra. Trata-se de uma disciplina científica e, ao mesmo tempo, uma atividade esportiva.
A exploração das cavernas vem sendo realizada desde a origem da humanidade. No entanto, a espeleologia como disciplina científica se consolidou apenas no século XIX, quando alguns estudiosos da pré-história entraram nas cavernas subterrâneas em busca de utensílios humanos.
Atualmente, os cientistas estudam as cavernas subterrâneas para investigar também outras questões: a topografia do subsolo e a estrutura geológica, a análise dos recursos hídricos, a presença de animais, a busca de fósseis, etc.
Antigamente, os espeleólogos utilizavam escadas de madeira para descer as grutas verticais subterrâneas; isso fez com a atividade se tornasse muito arriscada. Nas últimas décadas, as técnicas foram melhoradas e passaram a utilizar cordas com bloqueadores para facilitar a descida e a subida nas cavidades.
Como todos os esportes de risco, são necessárias medidas de segurança extremas. Os especialistas consideram que algumas medidas são obrigatórias para manter o mínimo de segurança. Entre elas podemos destacar duas medidas básicas:
1) não praticar a espeleologia sozinho,
2) usar um material e equipamento especializado para esta atividade (capacetes com sistemas de iluminação, macacões de tecido reforçado para evitar lesões na pele, diferentes tipos de arnês, cordas de ancoragem, etc.).
A prática da espeleologia como esporte apresenta várias modalidades: o espeleomergulho, a espeleologia vulcânica e a espeleologia cárstica. A primeira é uma combinação entre espeleologia e mergulho e é praticada em cavernas submarinas (a Riviera Maya do México tem grandes rios subterrâneos e por este motivo muitos dos seus adeptos de todo mundo se reúnem nesta localidade). A espeleologia vulcânica ou vulcano espeleologia é praticada em cavernas vulcânicas formadas a partir da lava de um vulcão.
Por último, a espeleologia cárstica é praticada em cavernas com grandes desníveis e cavidades escavadas pela força das correntes subterrâneas.
Imagem: Fotolia. maurizio maffei
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Espeleologia. Em https://conceitos.com/espeleologia/. São Paulo, Brasil.