Criatividade colocada a serviço de uma atividade para torná-la mais simples, lucrativa e eficaz.
A engenharia é sem dúvida uma das atividades mais importantes do planeta, ela regulamenta uma série de técnicas que permite aplicar o conhecimento científico e tecnológico sobre diferentes fontes e matérias através de construções e invenções, além de poder resolver problemas e necessidades das pessoas. A engenharia é pura criatividade a serviço de uma determinada atividade para torná-la mais simples, lucrativa e eficaz.
No entanto, a engenharia carrega sua marca em diversas áreas, como é o caso do campo que será destacado a seguir.
A engenharia agrícola é responsável por aplicar a ciência e a tecnologia na exploração do campo e fazer com que, desta maneira, a atividade agrícola tenha êxito em sua produção. Por outro lado, por tratar-se de uma atividade extremamente vinculada com o entorno natural essa ação deve respeitar o meio ambiente.
Isto significa que é uma boa ideia desenvolver e aplicar novas tecnologias para obter importantes e abundantes plantações, porém elas devem respeitar a saúde do meio ambiente com a aplicação de práticas que não destruam o ambiente natural e com isso intensifiquem os benefícios.
Lamentavelmente esta questão existe e é uma realidade no mundo inteiro, por isso é importante dar ênfase a essa situação e dizer que a engenharia deve pensar em melhores ideias para otimizar a atividade agrícola, mas também, pensar na melhor maneira de não afetar a saúde do planeta.
Vale salientar que sua integração com os programas de educação superior surgiu no século XIX, nos Estados Unidos, e no século seguinte em toda América Latina. Ambos os casos coincidem com a modernização da atividade agrícola.
Basicamente, este trabalho profissional trata da construção ou seleção de maquinário ideal para aplicar no trabalho agrícola, tais como tratores, colheitadeiras, arados, entre outros para otimizar a produção.
Também é responsável pelo projeto de sistemas de irrigação, drenagem, entre outros, e de todos aqueles que contribuem positivamente para o tratamento da plantação após a colheita.
Foto: iStock – Milan Stojanovic
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2015). Conceito de Engenharia Agrícola. Em https://conceitos.com/engenharia-agricola/. São Paulo, Brasil.