Conceito » Economia » Permacultura

Permacultura - Conceito, o que é, Significado

O conceito permacultura se refere a uma abordagem agrícola diferente do habitual. Como seu próprio nome indica, trata-se da combinação de duas palavras: agricultura e permanente. Em outros termos, é a atividade agrícola baseada num planejamento racional dos sistemas produtivos relacionados ao campo.

O objetivo da permacultura é duplo: a rentabilidade na atividade agrícola e, ao mesmo tempo, a integração com a paisagem natural com um critério de sustentabilidade.

Uma forma de agricultura ecológica

Nas últimas décadas a agricultura se baseou em sistemas agroindustriais destrutivos, portanto, a permacultura representa uma alternativa que pretende evitar o desenvolvimento contaminante das plantações.

Um habitat projetado segundo os princípios da permacultura é um sistema que combina a vida dos seres humanos com o respeito aos animais e às terras cultivadas. Assim, as moradias são feitas através de material reciclado, os animais de granja vivem integrados em um habitat acolhedor e tudo que é cultivado mantém critérios de sustentabilidade com o meio natural. Consequentemente, um projeto com estas características inspira respeito à natureza e, paralelamente, é uma abordagem cultural e filosófica. Pode-se dizer que é uma forma de vida e não simplesmente um negócio.

Algo mais que uma terra cultivada

A permacultura incorpora diversos elementos: tecnológicos, educativos, energéticos, assim como aspectos relacionados ao projeto e à construção. Desta maneira, aqueles que colocam em prática este tipo de projeto constroem suas casas a partir de matérias primas obtidas do seu entorno, utilizam fontes de energia não contaminantes, a tecnologia se adapta à tradição cultural e tudo isso tem uma dimensão educativa.

As origens da permacultura

Na década de 1970 dois ecologistas australianos iniciaram o sistema da permacultura da mesma maneira que conhecemos na atualidade. Sua forma de entender a agricultura se propagou através de livros e programas de televisão, sendo que em poucos anos sua filosofia foi desenvolvida em diversos territórios da Austrália, posteriormente para outros locais do planeta.

Na atualidade, há projetos em todo mundo e na maioria dos casos está orientada à preservação das culturas tradicionais, aos projetos sociais em campos de refugiados ou à agricultura ecológica.

Imagem: Fotolia. Alexandra

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: