Conceito » Economia » Agroindústria

Agroindústria - Conceito, o que é, Significado

Os produtos do campo e do mar e sua comercialização posterior formam o setor da agroindústria. Este setor se baseia em transformar produtos de qualquer atividade agrícola, florestal ou pecuária. Estes processos podem ser tanto artesanais como industriais.

Desde a revolução industrial iniciada no século XVIII a agroindústria utiliza técnicas apropriadas para aumentar os níveis de produção. Deste modo, a automatização dos diferentes processos facilita o controle e a comercialização dos produtos obtidos.

A finalidade de tudo isso é modificar as características físicas, químicas ou biológicas das matérias-primas originárias.

A agroindústria do milho

O milho é uma matéria-prima essencial em muitas comunidades de América Latina. Se o milho fosse vendido em estado natural, seu preço final seria muito inferior a uma lata de milho. Este exemplo nos permite lembrar que o milho consumido tem um valor adicionado e os profissionais da agroindústria são aqueles que trabalham para sua otimização comercial.

Do milho se pode obter a farinha de milho. Em uma primeira fase a matéria-prima é classificada em depósitos e os grãos são organizados dependendo do seu tamanho. Em seguida se procede a limpeza de resíduos (principalmente pó, areia e fertilizantes).

Na próxima fase o produto entra em processo de cocção em grandes panelas elétricas e quando o milho atinge seu ponto de cozimento é introduzido em uma máquina refrigeradora que mantém o produto fresco. Depois dessa fase, os grãos são introduzidos em moinhos de martelo para o processo de moagem.

Finalmente a farinha é preparada com uma série de ingredientes (basicamente manteiga, azeite e sal) antes de sua embalagem definitiva.

O processo agroindustrial no cacau

Tudo começa com a coleta das espigas maduras de cacau. Na próxima fase é preciso desfiar a espiga para coletar os grãos de cacau. Em seguida se fermenta o grão para conseguir um bom sabor. Posteriormente o grão é seco ao sol.

Antes de sua comercialização o grão deve alcançar uma umidade de 7%. Os sacos de cacau são armazenados em um lugar fresco.

Na fábrica de chocolate se tosta o grão de cacau, tira a casca e elimina as impurezas. A partir daí começa a elaboração de diversos produtos como chocolates de mesa, confeitaria, licor de cacau, etc.

A engenharia agroindustrial

Os estudos de engenharia industrial apresentam um campo de trabalho bem amplo: sítios privados de produção, cooperativas agrícolas, associações de produtores, departamentos de qualidade e inovação, etc.

Um dos setores da engenharia agroindustrial é o alimentício, na qual é necessário dominar os processos químicos de transformação e gerar produtos de boa qualidade para os consumidores.

Imagem: Fotolia. kichigin19

Relacionados:

  1. Revolução Industrial
  2. Sementes Transgênicas
  3. Bens de Troca
  4. Engenharia Têxtil
  5. Matéria-Prima
  6. ALADI
  7. Produção Mecânica
  8. Carvão Vegetal
  9. Cadeia de Valor
  10. Startup