Conceito de Agrícola

AgricolaO termo agrícola é um adjetivo qualificativo usado para denominar todas as atividades ou situações que tenham a ver com atividade de cultivar e colher matérias-primas para serem utilizadas pelo ser humano como alimento ou então para outros fins (como por exemplo, o vestuário). O termo agrícola provém da palavra agricultura, ou seja, da cultura de cultivar e trabalhar na terra, uma das atividades mais importantes para a sobrevivência humana, uma vez que permite não depender de uma maneira tão direta o que a natureza lhe oferece e sim plantar para conseguir seu próprio alimento.

A Revolução Agrícola (também conhecida como Revolução Neolítica) é considerada como uma das revoluções ou progressos mais importantes da história da humanidade, pois envolve a passagem da fase em que o ser humano consumia apenas o que caçava, pescava e colhia para uma fase superior que teve um início lento com a produção de seu próprio alimento através do plantio e da colheita. Assim, a agricultura se tornou um dos pontapés iniciais de sobrevivência do ser humano por ser relativamente independente do ambiente que o rodeia (relativamente porque segue dependendo dele para que o cultivo cresça).

Desta forma, o termo agrícola está relacionado como a principal atividade do ser humano, não só pela preparação da terra para o plantio, mas também pelo momento da colheita, na qual o produto ou matéria-prima já está pronto para ser cultivado, consumido e distribuído para o ser humano.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Agrícola. Em https://conceitos.com/agricola/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato