Dieta - Conceito, o que é, Significado

O conceito dieta é usado na maioria das vezes em nossa língua para referir-se a uma pessoa que segue um regime alimentar rigoroso com a missão de perder peso corporal. No entanto, embora este uso esteja correto, seu sentido é justamente o exposto, a palavra também se refere à alimentação corrente de uma pessoa que lhe permite adquirir os nutrientes essenciais para viver. Por outro lado, a palavra dieta também é usada para indicar o conjunto de comidas e bebidas que integram o regime realizado por uma pessoa.

Fatores que determinam o tipo de alimentação

As pessoas e os animais se alimentam para sobreviver, ou seja, existem razões puramente biológicas para isso, porém, existem outros fatores que incidem no tipo de alimentação, os pessoais, como as preferências e os gostos para alguns alimentos em detrimento de outros e que por vezes podem incidir nos maus ou bons hábitos alimentares que a pessoa tem.

Por outro lado, há circunstâncias sociais, econômicas, culturais e geográficas que naturalmente afetam o acesso destes alimentos, assim como impossibilitam outros que também repercutem sobre a dieta.

Tipos de dieta: para ganhar ou perder peso

Focando no significado da palavra dieta que se refere ao planejamento da ingestão de alimentos a fim de controlar o peso, vale ressaltar que existem inúmeros tipos de dietas, cada uma delas enfatiza diferentes grupos alimentares, que pode ter como finalidade a perda de peso, que é a mais comum, ou então o contrário que é ganhar peso, necessário nos casos, por exemplo, onde uma pessoa que pratica esporte de alto rendimento exige um peso maior.

Perigos de algumas dietas para perder peso

Quando uma pessoa experimenta um problema de sobrepeso acentuado ou simplesmente porque acredita que está alguns quilos acima do peso ideal pode optar pela realização de uma dieta, como suprimir a ingestão de determinados alimentos e bebidas ricos em calorias.

De qualquer forma, é importante indicar que o ideal é seguir uma dieta projetada e monitorada por um profissional para evitar, assim, alguns problemas de saúde que às vezes derivam da realização de uma má dieta.

Na verdade, algumas dietas promovidas pelos meios de comunicação são altamente polêmicas porque podem causar danos à saúde das pessoas que a seguem.

Por isso recomendamos que a dieta seja elaborada por um profissional que leve em conta as mais variadas circunstâncias que envolvem o interessado.

A dieta deve sempre levar em conta certas variáveis como a textura de quem a segue, o nível de atividade, metabolismo, etc. Isto se deve ao processo de aquisição ou perda de peso causada pela relação entre o gasto e a ingestão calórica. Quando uma pessoa consome mais do que o necessário tende a ganhar peso e quando consome menos acaba emagrecendo. O problema é que sempre se emagrece se perde massa muscular, enquanto quando se ganha peso, aumenta a quantidade de gordura. É por isso que é importante consultar um profissional para evitar efeitos adversos.

Um profissional capacitado que guie a dieta

O nutricionista é o profissional médico capacitado em matéria de alimentação, dietética e nutrição. Além de orientar o tratamento nutricional de várias doenças, o nutricionista é responsável por conduzir a adequação alimentar das pessoas que necessitam de uma melhora em seus hábitos alimentares, seja para perder peso ou então porque não fazem uma dieta equilibrada dos nutrientes essenciais e querem melhorar neste aspecto.

Um bom hábito alimentar é o caminho para melhorar a qualidade de vida

A aquisição de bons hábitos alimentares é extremamente importante para evitar problemas de saúde relacionados com o controle de peso. É essencial observar que nesta época os hábitos parecem estar mais influenciados pelo marketing do que pelas necessidades reais do organismo. Uma boa educação alimentar é de grande importância para melhora nossa qualidade de vida.

Dieta e bons hábitos alimentares, mas com exercício físico

Assim como recomendamos para aqueles que querem ganhar ou perder peso, deve-se consultar um profissional da área que aplica a realização de exercícios físicos acompanhado da dieta. A maneira mais natural e saudável de perder peso é, sem dúvidas, queimando calorias, produto da atividade física. Entre as práticas mais eficazes podemos destacar: correr, caminhar e andar de bicicleta.

Imagens: Fotolia. Gstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: