Conceito » Alimentação » Crudívoros (Crudivorismo)

Crudívoros (Crudivorismo) - Conceito, o que é, Significado

Os crudívoros são aquelas pessoas que por diferentes razões decidem que a maior parte ou a totalidade de sua dieta deve ser baseada em alimentos crus. Esta tendência alimentar geralmente ocorre por duas razões principais:

1) por crença, acertada ou não, de que nosso corpo é programado para digerir alimentos crus;

2) por pessoas crudívoras que praticam normalmente o vegetarianismo.

Tipos de crudívoros

Existem duas modalidades desta tendência de dieta. A primeira faz parte daqueles que se alimentam com produtos de origem animal e vegetal, por outro lado, existem os crudívoros que apenas se alimentam com produtos de origem vegetal. As duas variantes de crudivorismo compartem o mesmo princípio: os alimentos não podem ser processados pelo ser humano.

Isto significa que os alimentos não podem ser cozidos em hipótese alguma, nem mesmo fritar ou assar.

A dieta dos crudívoros

As pessoas que seguem esta dieta alimentar comem frutas e verduras que não precisam cozinhar, além de frutos secos. Para aqueles que incorporam alimentos de origem animal sua dieta inclui ovos, peixe e produtos lácteos.

A dieta crudívora é praticada no Ocidente por setores minoritários. No entanto, algumas tribos baseiam sua dieta em alimentos crus, seja por crenças religiosas ou por costumes ancestrais das próprias tribos.

Problemas associados

Um dos principais problemas da crudivorismo é que o organismo precisa de nutrientes que não são encontrados nos alimentos crus (especialmente de origem animal) como proteínas ou algumas vitaminas. Outro problema para os crudívoros é que o ser humano está adaptado a comer alimentos cozidos por motivos de higiene, consequentemente, as pessoas que optam por consumir alimentos crus sem cozinhar podem ter problemas de digestão.

Outros tipos de alimentação

A prática de alimentação mais utilizada é o Onivorismo, que significa comer de tudo. No entanto, existem inúmeras variantes: o Vegetarianismo (não comer animais), o Veganismo (não comer qualquer alimento de origem animal), o Frutivorismo (comer apenas frutas), o Pescetarianismo (um semivegetarianismo que consiste em apenas comer vegetais, peixes e frutos do mar), entre outras modalidades como o Crudifrutiveganismo (uma combinação entre alimentos crus, frutas e comida vegana).

Imagem: Fotolia. dima_sidelnikov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: