Conceito » Ciência » Eubiótica

Eubiótica - Conceito, o que é, Significado

O prefixo eu indica que algo é bom e biótica significa vida. A partir desta definição, descobrimos que o termo eubiótica se refere à vida boa. Este é um termo normalmente utilizado no campo da alimentação. Assim, as pessoas que levam uma dieta eubiótica buscam equilíbrio em sua vida através da alimentação.

A abordagem geral do eubiótica é simples: usar de maneira inteligente e saudável os produtos proporcionados pela natureza.

Princípios de eubiótica

Tudo aquilo que comemos precisa estar em conexão com os processos digestivos do corpo humano. Com esta dieta se pretende estimular o sistema imunológico.

A verdura fresca é o alimento fundamental deste tipo de dieta. Portanto, as eubióticas são normalmente vegetarianas. Em sua dieta também incluem massas, arroz e frutas da época.

Este tipo de alimentação busca a melhor combinação de alimentos, pois certas misturas são incompatíveis com a saúde.

De acordo com a eubiótica o ser humano é como um ecossistema onde corpo e mente estão conectados, de modo que a alimentação adequada permite uma melhoria anímica.

Um dos propósitos desta abordagem é prevenir doenças e problemas médicos relacionados à alimentação, tais como colesterol, pressão arterial elevada ou problemas cardiovasculares.

Um estilo de vida

Com a dieta eubiótica se pretende levar uma vida saudável, tanto física como mentalmente. Ao mesmo tempo, trata-se de evitar a abordagem consumista de alimentação. As eubióticas rejeitam as combinações de alimentos que prejudicam a digestão, provocam excesso de peso ou diminuem a energia do corpo.

O vegetarianismo tem várias versões

As eubióticas são um tipo de vegetarianos não restritos que buscam um equilíbrio entre alimentação, saúde e bem-estar interior. O vegetarianismo apresenta outras versões:

1) os lacto-ovo-vegetarinos: que consumem alimentos de origem vegetais, mas também derivados lácteos;

2) os crudistas: consumem alimentos crus, de preferência de origem vegetal;

3) os veganos: vegetariano puro, pois dispensam a carne e qualquer alimento de origem animal como manteiga, ovos, etc.;

4) os pescado-vegetarianos: aqueles que combinam vegetais com peixes, como se fosse uma etapa de transição para o vegetarianismo puro.

Imagem: Fotolia. Lukas Gojda

Relacionados:

  1. Crudívoros (Crudivorismo)
  2. Pesco-vegetariano
  3. Dieta Mediterrânea
  4. Pirâmide Alimentar
  5. Dietoterapia
  6. Dieta
  7. Glúten
  8. Nutrição
  9. Gorduras Saturadas e Gorduras Trans
  10. Carboidratos