Conceito de Circuito Elétrico (aberto/fechado e curto-circuito)

Ángel Zamora Ramírez | Agosto 2023
Licenciado em Física

Circuito elétrico é um conjunto de componentes elétricos e eletrônicos conectados entre si e que funcionam graças à passagem de uma corrente elétrica. Neste contexto encontramos dois tipos de situações possíveis e que são denominadas “circuito aberto” e “circuito fechado”.

Elementos de um circuito

O circuito em série é o mais simples que podemos ter, sendo composto por uma fonte de tensão e um resistor. A tensão ou diferença de potencial presente no circuito provoca um movimento de cargas elétricas do terminal positivo para o terminal negativo. É esse movimento de cargas elétricas, que chamamos de “corrente elétrica”.

Por outro lado, a resistência elétrica é uma medida da oposição ao fluxo de corrente elétrica através de um circuito. Nesse contexto, a resistência elétrica pode ser dada por um dispositivo elétrico que está conectado ao circuito, pois todos os dispositivos possuem uma resistência elétrica, ou pode ser uma resistência que tem a finalidade de reduzir ou regular a corrente elétrica que passa por uma parte do circuito.

Esses três elementos do nosso circuito (tensão, corrente elétrica e resistência elétrica) satisfazem a Lei de Ohm, que afirma que:

Onde I é a corrente elétrica, V é a tensão ou diferença de potencial e R é a resistência elétrica. Para que este circuito e outros mais complexos funcionem corretamente, eles precisam ter uma tensão e uma resistência adequadas, porém, o funcionamento também depende das características do circuito e de sua continuidade.

Circuito fechado

Chama-se “circuito fechado” ao tipo de circuito elétrico em que a corrente elétrica completa o circuito ou “círculo”, ou seja, percorre um caminho fechado que sai do terminal positivo da fonte de tensão e termina no terminal negativo da mesma fonte de tensão.

Podemos pensar na corrente elétrica como se fosse um carro de Fórmula 1 e no circuito como se fosse a pista onde esse carro vai correr. Seguindo essa analogia, circuito fechado é aquele em que o carro de Fórmula 1 sai de um ponto da pista e após um certo tempo passa novamente por esse ponto, completando assim um circuito.

Praticamente todos os circuitos elétricos que utilizamos são circuitos fechados, o que permite que a corrente flua continuamente e sem interrupções, conseguindo assim o correto funcionamento do circuito e dos dispositivos a ele ligados. Porém, esse fluxo contínuo de corrente elétrica pode ser interrompido intencionalmente ou por algumas falhas no circuito.

Circuito aberto

Um circuito aberto é a contrapartida do circuito fechado. Nesta situação há uma abertura ou ruptura que faz com que a corrente elétrica que flui através do circuito elétrico não complete um caminho fechado. Ao haver essa descontinuidade da corrente elétrica, os elementos que compõem o circuito deixam de funcionar.

A quebra na continuidade da corrente elétrica em um circuito pode ser causada por algum dano que o mesmo sofreu. Por exemplo, se um cabo estiver em mau estado ou tiver sido cortado, o fluxo de corrente elétrica é interrompido e os dispositivos conectados deixam de receber energia.

No entanto, a abertura de um circuito elétrico muitas vezes é feita intencionalmente. Os interruptores que nos permitem ligar e desligar os dispositivos que utilizamos são projetados precisamente para cortar o fluxo de corrente elétrica e passar de um circuito fechado para um circuito aberto. Essa interrupção do fluxo de corrente elétrica geralmente é feita para evitar custos desnecessários de energia e prolongar a vida média de nossos dispositivos.

Curto-circuito

Às vezes pode-se confundir o que é um circuito aberto com o que é um curto-circuito. Um circuito aberto é apenas uma interrupção no fluxo de corrente que pode ter diversas causas e ser acidental ou intencional. Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica se desvia do caminho pretendido e flui através de um caminho de baixa resistência.

O fato de um caminho de baixa resistência estar ligado a um componente do circuito eléctrico pode ter consequências graves para o referido componente ou mesmo danificar o circuito em geral. É por isso que tentamos sempre evitar esse tipo de situação.

Os curtos-circuitos ocorrem acidentalmente por vários motivos, embora também possam ser causados por um erro na conexão ou no projeto de um circuito elétrico.

Artigo de: Ángel Zamora Ramírez. Licenciado em Física. Cursando Mestrado em Engenharia e Física Biomédica.

Referencia autoral (APA): Zamora Ramírez, A.. (Agosto 2023). Conceito de Circuito Elétrico (aberto/fechado e curto-circuito). Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/circuito-eletrico/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre