Conceito » Ciência » Química Geral

Química Geral - Conceito, o que é, Significado

A química é uma disciplina científica que estuda a estrutura, a composição e o conjunto de propriedades da matéria. Entende-se por matéria tudo o que existe, desde aquilo que está vivo até o que não tem vida. Portanto, pode-se afirmar que a química está focada no estudo dos componentes que formam a matéria.

Em outras palavras, a química está relacionada com a natureza da matéria, com sua composição atômica, sua estrutura e os diferentes estados da matéria.

Propriedades dos componentes químicos

As propriedades dos mais variados compostos químicos estão classificadas em duas: as intensivas e as extensivas. As primeiras não são dependentes da quantidade de matéria, ou seja, não importa o volume da substância porque suas propriedades não dependem deste fator. As propriedades intensivas mais relevantes incluem a densidade, a temperatura e o ponto de ebulição.

As propriedades extensivas são as dependem da quantidade, como ocorre com o volume ou peso (por exemplo, não ocupa o mesmo volume uma massa de 100 gramas de aço do que a massa de um quilograma).

Estrutura da matéria

Toda matéria se encontra estruturada em átomos. O átomo é formado por duas partes: em seu interior há um núcleo que representa a totalidade da massa do átomo e uma zona externa ou nuvem eletrônica que representa quase todo o volume do átomo.

Tanto o núcleo com a nuvem eletrônica possuem partículas minúsculas de tipo subatômicas. No núcleo existem cerca de 200 partículas subatômicas, sendo os prótons e nêutrons os mais relevantes. Na nuvem eletrônica estão os elétrons, que são partículas com carga negativa que giram ao redor do núcleo.

Composição da matéria

Quando a matéria é analisada de acordo com as diferentes substâncias químicas que a constituem, é possível encontrar uma grande variedade de materiais que são divididas em substâncias puras ou misturas.

As substâncias puras podem ser classificadas do seguinte modo: as que são constituídas por um único elemento (por exemplo, o oxigênio) ou então aquelas que são formadas por dois ou mais elementos químicos (por exemplo, a água formada por hidrogênio e oxigênio).

Por outro lado, as misturas de dois ou mais componentes diferentes são classificados em dois grandes grupos de acordo com sua aparência: estas misturas cujos componentes podem ser observados repartidos de forma uniforme por todo o volume ou então aquelas misturas a olho nu podem distinguir suas diferentes substâncias em uma massa material.

Imagem: Fotolia. Sebastian Duda

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: