Reação Química - Conceito, o que é, Significado

O conceito reação química ou alteração química pode ser definido como o conjunto de processos com os quais se produz uma alteração na natureza de uma substância. Alguns exemplos desses tipos de reação química, podemos encontrar através da combustão e da corrosão.

Quando acontece uma reação química

As reações químicas nem sempre são fáceis de detectar, mas o certo que há uma série de indícios que permitem sua identificação. Entre estes indícios podemos destacar os seguintes: mudança na coloração (sinal inequívoco do surgimento de diversas substâncias diferentes das iniciais), absorção ou liberação de calor (através da mudança de temperatura), desprendimento de gás (a reação química se materializa em forma de uma nova substância em estado gasoso) ou o surgimento de precipitado ou sedimento (algumas dessas novas substâncias são insolúveis).

Junto com tudo isso, podemos acrescentar outras alterações menos comuns ou mais difíceis de detectar como as alterações de odor ou acidez, assim como o surgimento de novas propriedades magnéticas, elétricas ou ópticas.

Alteração física ou química

As reações químicas estão presentes em todas as partes mesmo que muitas vezes não estamos conscientes do que está acontecendo. Basta prestar um pouco de atenção para encontrar inúmeras transformações na matéria que temos ao nosso redor. Entretanto, nem todas estas mudanças na matéria são resultado de uma alteração ou reação química.

Estas reações químicas estabelecem uma transformação que afeta diretamente a natureza da matéria, mas quando essa alteração fica apenas na superfície, como acontece em uma troca de forma, significa que estamos diante da presença de uma alteração física.

Levando em conta ambas definições, podemos ter claro que a problemática para diferenciar tanto as reações físicas como as reações químicas está no fato de compreender como acontece a mudança na natureza da matéria

De acordo com a lei de Lavoisier, a matéria não pode desaparecer, a não ser que surja uma nova substância formada a partir dos átomos da anterior.

Portanto, a maneira mais simples de diferenciar as reações físicas das químicas é perceber se com a mudança na matéria surgem novas substâncias ou desaparece alguma das existentes previamente. Se a resposta for afirmativa estamos diante de uma reação química, enquanto se o resultado desta transformação não tiver alterações nas substâncias que compõem a matéria, então, trata-se de uma reação física.

Imagem: iStock. mediaphotos

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: