Conceito » Religião » Amish

Amish - Conceito, o que é, Significado

No século XVI, nos territórios da atual Alemanha e Suíça, surgiu a comunidade menonita, uma corrente cristã anabatista que se expandiu à Rússia e em seguida aos Estados Unidos. No século XVIII, um ramo dissidente foi formado, chamado de Amish. O nome deste grupo se deve ao seu fundador Jacob Ammann.

Atualmente, as diversas comunidades Amish se encontram principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Bolívia e Argentina. Estima-se que existam cerca de 200.000 em todo o mundo e a maioria continua usando um dialeto alemão.

Crenças, costumes e vida cotidiana

Do ponto de vista religioso, os amish seguem a Bíblia segundo uma interpretação bem restrita, porém em suas comunidades não há uma hierarquia religiosa. Acreditam que a eletricidade, a música, as danças e o rádio são contrários às Escrituras Sagradas e por isso vivem de acordo com os hábitos de 200 anos atrás. Neste sentido, não utilizam veículos motorizados, mas se locomovem em carros guiados por cavalos.

Vestem-se à moda antiga e cores escuras, os homens deixam a barba quando se casam

Aos 16 anos entram em contato com a sociedade durante um período de tempo e depois tomam uma decisão: voltar para a vida Amish ou abandoná-la.

A vida dos amish é pacífica, centrada na agricultura ou pecuária e distante da sociedade. Têm suas próprias leis e quando um amish viola as normas estabelecidas devem mostrar seu arrependimento em público diante de toda a comunidade. Cada comunidade amish tem seus próprios códigos e regras, os ordnung.

O outro lado dos amish

Se um amish toma a decisão de deixar a comunidade, não pode regressar em hipótese alguma, nem mesmo manter contato com sua família. Devido a este isolamento e endogamia, os amish desenvolveram algumas mutações genéticas que levaram a problemas mentais, além de distúrbios no movimento e doenças recessivas.

Do ponto de vista cultural seus conhecimentos são muito escassos, já que as escolas se limitam a estudar a Bíblia e os elementos mais básicos de matemática.

Nos últimos anos, alguns membros destas comunidades se rebelaram e mostraram seu descontentamento com as regras estritas de conduta a ser seguidas. Esta atitude rebelde lhes resultou numa rejeição de sua comunidade. Houve casos também de abuso sexual contra crianças e por isso foram julgados pelos tribunais ordinários de justiça.

Imagem: Fotolia. Daniel Thornberg

Relacionados:

  1. Anabatismo
  2. Menonitas
  3. Comunidade
  4. Sefardita
  5. Evangelização
  6. Mundo Multipolar e Bipolar
  7. Tiranossauro
  8. País Megadiverso
  9. Poligamia
  10. Anticristo