Trabalho em Equipe - Conceito, o que é, Significado

Trabalho-em-EquipeO trabalho em equipe é fundamental em muitos projetos de uma empresa, onde a essência do trabalho em grupo supera o talento individual de cada um. O verdadeiro sucesso de um trabalho surge da humilde de poder compartilhar o serviço e saber receber um feedback que vem do diálogo assertivo e da admiração mútua. Uma equipe é formada por pessoas que trabalham na mesma direção e seguem o mesmo plano de ação respeitando as diretrizes de um bom líder que serve de exemplo e referência aos demais integrantes do grupo. Esse tipo de trabalho traz força à equipe, uma vez que sabe que pode contar com o companheiro ao lado nos momentos de dificuldade. As vitórias são compartilhadas da mesma forma que os fracassos no contexto de uma equipe.

Existem ofertas de emprego em que um dos requisitos fundamentais para ocupar a vaga é que o candidato tenha habilidades sociais para trabalhar em equipe e compartilhar o conhecimento de forma efetiva.

Para trabalhar em equipe é muito importante ser observador para conhecer os outros. Além disso, vale recordar que não existe uma única maneira de fazer as coisas, há várias interpretações da realidade (cada integrante da equipe tem seu próprio ponto de vista) e convém que cheguem a um acordo optando por um diálogo assertivo.

O trabalho em equipe é uma aprendizagem por si só que envolve o processo de adaptação de todos os integrantes da equipe para que se conheçam melhor e possam integrar-se entre si. Este trabalho diferentemente de projetos individuais e solitários, contribui com uma motivação extrínseca para o grupo no sentido de fazer parte de um projeto em comum que traz bem-estar, ilusão e desejo de cumprir com um desafio específico.

Evidentemente, dentro de um trabalho em equipe nem tudo é um mar de rosas, pois seus integrantes devem superar-se para deixar as vaidades de lado, enfrentar as diferenças de critério e assumir que existem trabalhadores mais eficientes e responsáveis que os outros. Uma equipe ideal é igual ao amor perfeito, só existe em filmes e contos de fada. Para concluir, vale recordar que dentro de uma equipe todos os integrantes são iguais e tem a mesma importância como numa equipe de futebol.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: