Solidariedade - Conceito, o que é, Significado

SolidariedadeOs seres humanos vivem em sociedade. Corremos o risco de olhar para nós mesmos em excesso porque as pessoas têm o costume de olhar somente para o próprio umbigo, quando na realidade, não devemos perder de vista o fato de que o bem comum se expressa através da fórmula "nós".

Isto é, você nunca deve sentir indiferença com a dor dos outros porque a empatia que surge do coração nos leva a conectar com o próximo e procurar uma maneira de ajudar. Assim mostra a solidariedade, um valor muito importante para uma sociedade desenvolvida que trabalha de forma constante para defender os direitos dos grupos mais vulneráveis, fazendo frente às injustiças sociais.

A solidariedade mostra a ajuda altruísta, generosa e desinteressada que surge do coração a partir da máxima que afirma "temos que dar sem esperar nada em troca" porque aquele que dá o melhor de si para o outro descobre que já recebe o maior prêmio e a melhor recompensa: o bem é um tesouro que traz imensa satisfação pessoal tanto a quem dá como a quem recebe.

Existem entidades sociais que trabalham para o bem comum. Essas entidades precisam do apoio de voluntários envolvidos em uma causa. Há muitas formas diferentes de solidariedade. Por exemplo, você pode dar suporte a uma entidade de assistência social com um valor econômico. Mas também é possível ser solidário trabalhando como voluntário em uma organização. Neste caso, o voluntário dedica uma parte do seu tempo pessoal para a realização de um trabalho.

Há diversas atividades de ajuda social, por exemplo, visitar idosos que vivem sozinhos para fazer companhia durante um tempo semanal. Assim como todo ser humano possui uma imensa capacidade de superação e pode crescer como pessoa de forma constante, uma sociedade também pode ser melhor a cada dia. Mas para isso, é preciso o envolvimento de toda população da sociedade, de pessoas com valores solidários capazes de lutar por aquilo que acreditam.

A solidariedade é um aprendizado adquirido no momento que se toma consciência de um problema real. Ela pode ser colocada em prática no ambiente mais próximo. Ser solidário é apostar na inteligência emocional de viver sendo verdadeiramente humano.

Existem pessoas solidárias que se tornam exemplo e um ponto de referência para os demais, ou seja, um modelo a seguir.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: