Conceito » Economia » Gestão Empresarial

Gestão Empresarial - Conceito, o que é, Significado

Independentemente do tamanho ou setor, toda empresa precisa de um sistema organizacional para atingir seus objetivos. A forma de implantar este sistema é precisamente a gestão empresarial. Um modelo de gestão empresarial adequado permite competir com eficiência com outras empresas do setor.

Existe cinco grandes áreas relacionadas com a gestão empresarial: a administração, a área comercial, a produção, o departamento de finanças e os recursos humanos. O responsável máximo pela gestão deve coordenar todas estas áreas para que esta empresa seja competitiva e gere lucro.

Indicadores da gestão empresarial

Um indicador de gestão é uma variável que mede de maneira quantitativa ou qualitativa os resultados de uma empresa. Alguns dos principais indicadores são os seguintes: a eficácia, a eficiência e a produtividade. Com a eficácia se mede o grau de cumprimento dos objetivos pré-determinados.

A eficiência mede a relação entre os produtos e serviços gerados em relação aos recursos utilizados. A produtividade de uma empresa se baseia na ideia de produzir o máximo possível com os menores recursos.

O papel da contabilidade na gestão empresarial

A contabilidade de uma empresa se encarrega de avaliar e controlar os recursos com os quais conta a entidade. Este controle deve estar em sintonia com as normas e leis estabelecidas.

De maneira resumida, pode-se dizer que a contabilidade cumpre três funções básicas:

1) o controle das receitas e despesas a fim de precisar o preço dos produtos ou serviços prestados pela empresa, bem como todas as transações econômicas;

2) a análise dos vários períodos e do estado financeiro da entidade;

3) a contribuição com uma correta tomada de decisões empresariais para os gerentes e administradores.

A questão da liderança

Além dos indicadores de gestão, o planejamento ou o papel da contabilidade, a liderança de uma empresa é determinante para conseguir uma gestão empresarial adequada. Um líder é aquele indivíduo capaz de influenciar positivamente os demais.

No campo da gestão de uma empresa, o líder atua como um guia e conselheiro de uma organização. Os especialistas em liderança acreditam que um indivíduo é um bom líder se é capaz de combinar corretamente os parâmetros da gestão com uma estratégia baseada na inteligência emocional.

Imagem: Fotolia. apinan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: