Superação - Conceito, o que é, Significado

SuperacaoA Superação se refere ao desenvolvimento das capacidades das pessoas a fim de que sejam mais úteis para si mesmas e para a comunidade que fazem parte. Este processo envolve a melhoria de competências em toda a gama de possibilidades humanas, sejam na área das competências trabalhistas, cognitivas, de saúde, de relações interpessoais, problemas comportamentais, etc.

É necessário considerar que conseguir uma superação a partir desta abordagem exige inevitavelmente uma interação com o ambiente social, sendo o homem um ser atribuído por natureza para lidar com seus congêneres. Assim, obter uma superação em qualquer área da existência envolve o apoio e a ajuda dos seus pares; colegas que também devemos ajudar em sua evolução pessoal. De fato, o homem inevitavelmente requer do consumo de bens e serviços para abordar sua existência, Estes bens e serviços devem aspirar desde a própria produção de outros bens e serviços até os que sejam considerados mais competentes.

É interessante associar esta busca da superação com alguns programas já existentes nas Nações Unidas, como o “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento”, que nomeia as pessoas como eixo central de seu desenvolvimento e foca em sua superação a partir do aumento de suas competências. Este programa também enfatiza em que o desenvolvimento de cada pessoa está ligado ao desenvolvimento social e econômico, sendo de extrema importância a redução da pobreza.

A primeira etapa para começar uma superação pessoal pode ser a concessão de nosso tempo para um uso melhor. De fato, o tempo que dispomos neste mundo é limitado e é por isso que devemos dar o melhor possível, tentando evitar perder-se em atividades carentes de sentido que acrescentem pouco valor a nossa vida ou a dos outros. Uma vez entendido isto, vale destacar a importância de fazer uma correta valorização de que competências podem ser as mais úteis para desenvolver, à medida que acrescentem mais beneficio. Finalmente, é necessário tomar uma iniciativa com ações e evitar ficar somente em projetos.

Na atualidade, o desenvolvimento de novas tecnologias, e em especial da internet, abre um mundo de possibilidades de superação que no passado eram vedadas. De fato, a informação está hoje em dia de um modo mais acessível para tomar melhores decisões e conseguir uma educação mais completa.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: