Conceito de Companhia Aérea de Bandeira

O rótulo companhia aérea de bandeira é aplicado àquelas empresas aéreas que são gerenciadas pelo estado. Passaram a ser chamar desta maneira na década de 1950, quando grandes linhas aéreas nacionais incorporam um logo associado à bandeira do país. Aerolíneas Argentinas, Air France, Iberia e Japan Airlines são alguns exemplos deste tipo de companhia.

Na atualidade muitas destas companhias deixaram de ser estatais e passaram a ser privadas. Apesar disso, sua maioria mantém a bandeira nacional como distintivo.

De qualquer forma, geralmente, as linhas aéreas são as mais representativas de cada país

Deve-se destacar que este tipo de companhia costuma ter filiais com outras denominações (por exemplo, Austral Líneas Aéreas é uma filial da Aerolíneas Argentinas e a Iberia Express filial da Iberia).

Um número significativo de companhias aéreas de bandeira deixou de ser estatal porque não eram rentáveis e porque causavam grandes perdas para os cofres do estado.

A estratégia dos governos para promover a imagem do país

O fenômeno teve início por dois motivos fundamentais:

1) apenas os estados podiam satisfazer os altos custos da navegação aérea;

2) a incorporação da bandeira nos aviões estabelece uma boa estratégia comercial para promover o turismo nacional no estrangeiro.

Outras denominações

O sector da aeronáutica apresenta todo tipo de companhia. As chamadas chárter são aquelas que alugam um avião a outra empresa para realizar suas rotas comerciais. Em sua maioria são companhias dedicadas ao transporte de turistas.

As empresas Low Cost são aquelas que oferecem as passagens com os preços mais baixos, para isso aplicam uma política de redução de custos em todos os seus serviços (alimentação, bagagem, etc.).

Uma linha aérea de carga é aquela que foca sua atividade no transporte de mercadorias e para isso utiliza aviões usados.

Por outro lado, existem também as de grande escala, as de rede ou regionais.

Cada uma delas sua particularidade:

– As regionais operam com aviões de tamanho reduzido e realizam curtas distâncias;

– A rede tem uma frota de aviões de tamanhos diferentes e combinam todo tipo de voo;

– As de grande escala concentram os voos internacionais.

Neste sentido, uma companhia aérea pode ser de grande escala e, ao mesmo tempo, de bandeira.

Imagem: Fotolia. Giordano Aita

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2017). Conceito de Companhia Aérea de Bandeira. Em https://conceitos.com/companhia-aerea-bandeira/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre