Balanço - Conceito, o que é, Significado

balanco-empresa-economiaBalanço é um conceito associado à contabilidade a as finanças. As empresas precisam ter o controle de sua situação financeira e realiza através de diversos procedimentos contábeis. O balanço de uma empresa é o reflexo de sua realidade econômica em determinado momento.

O balanço contábil tem três aspectos fundamentais: os bens que possui a empresa (o ativo), as dívidas que tem (o passivo) e o saldo total da empresa após descontar as dívidas (o patrimônio líquido). Além disso, o balanço é um documento que serve para medir e avaliar a evolução de uma empresa, pois proporciona uma série de dados pelos quais é possível tirar conclusões.

Em certas ocasiões, este conceito é chamado de balanço geral (também conhecido como estado de situação). O profissional que realiza esta atividade é o contador. Em todo caso, o balanço deve seguir as diretrizes do Plano Geral de Contabilidade, norma administrativa que regula este tipo de controle econômico e financeiro.

A dimensão contábil de um balanço é aplicada também em outras áreas

Na verdade, é bem comum uma pessoa afirmar que faz um balanço de sua trajetória profissional, até mesmo de um ano, de uma relação ou de uma vida inteira. Neste sentido, o balanço analisa os aspectos positivos e negativos de uma circunstância específica com a intenção de chegar a uma conclusão. Existe uma frase que se refere à ideia de avaliar os prós e contras: fazer um balanço. Esta frase é usada em qualquer situação para chegar à reflexão sobre determinado tema.

Existe outro contexto que mostra um novo significado deste conceito

Trata-se de uma recontagem final para avaliar uma tragédia, por exemplo: “O balanço trágico da catástrofe aérea sobe para 27 vítimas”.

O balanço se refere também a um rápido movimento corporal, o vai e vem do corpo quando se dança ou em certas atividades esportivas.

A palavra balanço é um claro exemplo de polissemia, ou seja, é um termo com vários significados

Esta pluralidade de significados lhe dá uma riqueza expressiva, mas ao mesmo tempo certa dificuldade, especialmente para uma pessoa estrangeira que não está familiarizada com a língua. Neste caso, é muito comum haver confusão entre o balanço contábil e o movimento corporal, duas questões bem diferentes e expressas com a mesma palavra.

Imagem: iStock. Franciscus Lucas

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: