Triatlo - Conceito, o que é, Significado

O triatlo é um esporte que combina três modalidades esportivas: atletismo, ciclismo e natação. Em geral, as competições de triatlo começam no meio aquático, mais especificamente no mar. Após esta prova, os atletas montam na bicicleta e percorrem determinada quantidade de quilômetros. Uma vez concluída, os esportistas realizam a parte final da prova correndo até alcançar a meta final.

O triatlo não tem um formato pré-determinado, uma vez que os organizadores desta modalidade podem projetar a competição com diferentes abordagens. Por exemplo, um triatlo convencional pode incluir 2 quilômetros nadando, 100 quilômetros de bicicleta e 10 quilômetros correndo. O vencedor de um triatlo é o atleta que finaliza as três provas num espaço de tempo.

Características gerais do triatlo

É um esporte individual que pode ser praticado por homens ou mulheres e que exige boa preparação física. É uma prova de resistência na qual os esportistas precisam realizar um treinamento específico para superar.

Os treinamentos contam com exercícios na academia, sessões de fisioterapia e uma dieta alimentar, assim como, obviamente, uma correta distribuição das sessões de treinamento das três especialidades.

Os competidores devem levar uma indumentária adequada para cada disciplina, por exemplo, o traje de neoprene na natação e o capacete no ciclismo, além de respeitar as normas estabelecidas pelos organizadores.

O triatlo incorpora uma série de variantes possíveis: o duatlo seria a combinação de corrida a pé e ciclismo; há também o esqui de fundo no lugar da natação no inverno; assim como a realização de triatlos próximos a áreas montanhosas com corridas a pé.

Sua versatilidade tornou o triatlo um esporte muito popular em todo o planeta e desde o ano 2000 é uma modalidade integrada aos Jogos Olímpicos.

O mundo do triatlo

Cada esporte tem seu próprio mundo particular e o triatlo não é uma exceção. Os triatletas têm suas publicações especializadas e suas tradições (o Ironman é uma prova mítica de maior prestígio no mundo).

Um triatleta não pode improvisar uma competição, deve preparar-se com consciência através de uma dieta adequada, com suplementos vitamínicos e um seguimento médico. A maioria dos triatletas está integrado a algum clube, pois apesar deste ser um esporte individual, seus treinamentos são realizados em grupo.

Imagem: Fotolia - adrenalinapura

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: