Conceito » História » Assembleia

Assembleia - Conceito, o que é, Significado

AssembleiaO termo assembleia pode ser definido como uma reunião de diversas pessoas convocadas para expor suas opiniões, debater e tomar uma decisão conjunta sobre um tema específico.

A assembleia como forma de organização para a tomada de decisões existe tanto no campo político como no campo privado. Podemos encontrar assembleias que tomam decisões políticas de grande relevância, como também há pequenas assembleias que discutem apenas as questões relacionadas à comunidade local, ou ainda grandes corporações que convocam assembleias de acionistas para aprovar determinadas medidas.

Todos e cada um desses casos têm o mesmo e único objetivo. Tomar uma decisão que tenha o respaldo da maioria e, portanto, ser responsável das consequências em lugar de deixar essa responsabilidade nas mãos de um único indivíduo.

Assembleia: formas de decisão

Devido ao fato da assembleia ser formada por pessoas com diferentes pontos de vista e opiniões, nem sempre é fácil chegar a uma tomada de decisão. Ao longo dela, os assistentes gozam do direito de poder expressar sua visão do assunto tratado, mas o resultado final é realizado sempre em conjunto para tomar a melhor decisão possível.

Para chegar a uma decisão existem duas formas: através do consenso ou da votação

Consenso: a busca pelo consenso é uma fórmula que trata de integrar várias visões de um assunto em uma proposta final, mesmo que não satisfaça por completo alguma das partes (que expressam diferentes posturas), assim ela se torna admissível para todas elas. Este sistema é lento e nem sempre consegue os resultados esperados, já que em certas ocasiões alguns participantes da assembleia mantêm posturas inflexíveis, não sendo possível alcançar acordos.

Votação: a mesma acontece quando um dos representantes emite um voto a favor de uma das propostas e o resultado final é apoiado pela maioria. A quantidade necessária e o resultado final dos estatutos são regidos pela organização e pode variar conforme o caso.

A assembleia nem sempre busca de forma necessária um consenso, muitas vezes, ela estabelece um sistema de votação de forma direta como método da tomada de decisões pelo fato de agilizar os processos.

Imagem: iStock, AzmanJaka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: