Conceito » Religião » Presbitério

Presbitério - Conceito, o que é, Significado

A palavra presbitério apresenta três significados diferenciados: é um elemento arquitetônico de algumas igrejas; é um tipo de reunião entre os representantes da igreja católica e, por último, o movimento presbiteriano é uma corrente do protestantismo. Em relação a sua etimologia, presbitério vem do latim “presbyter”, que por sua vez vem do vocábulo grego “presbyteros”, que quer dizer assembleia de idosos.

Um elemento arquitetônico das igrejas

Na maioria das igrejas cristãs, especialmente nas mais antigas, há uma área onde se encontram os degraus e que dá acesso ao altar principal. Esta área é o presbiteryum. Durante a liturgia, é o local onde os sacerdotes ficam ao redor do bispo em um semicírculo. Pode ter várias formas e por este motivo recebe diferentes denominações, como apsis, concha ou êxedra. Em algumas igrejas, os presbíteros são separados do resto da igreja por uma grade que serve como um elemento separador entre sacerdotes e fiéis. Portanto, o presbitério deve ser entendido como um espaço projetado para o clero.

A assembleia de idosos na tradição judaica e na primitiva igreja cristã

Na Torá e no Antigo Testamento há várias referências de reuniões localizadas em sinagogas, onde os líderes religiosos mais idosos se congregavam para discutir a administração da sinagoga. Estas reuniões eram os presbitérios.

Com a consolidação do Cristianismo como religião, o termo presbítero foi adotado para referir-se aos líderes religiosos que colaboravam com o bispo. Os primeiros presbíteros foram colaboradores dos apóstolos que seguiam Jesus Cristo e com o passar do tempo esta figura foi se adaptando às necessidades organizacionais da igreja.

Desta maneira, os presbíteros fazem parte da hierarquia eclesiástica, por outro lado, o termo presbitério se refere ao conjunto de membros com maior responsabilidade sobre a Igreja, isto é, são os bispos, diáconos e os próprios presbíteros. Todos eles formam uma comunidade que representa a união entre os seguidores de Jesus Cristo. Os presbíteros, bispos e diáconos dividem as responsabilidades (as tarefas pastorais ou missionárias e até mesmo as relacionadas à gestão da igreja).

Na atualidade, as casas onde vivem os religiosos católicos são conhecidas como presbitérios, pois muitas vezes convivem em comunidade.

A igreja presbiteriana

Os presbiterianos são uma corrente que provém do calvinismo e que originariamente foi criada na Escócia, no século XVI

Esta versão do cristianismo teve início a partir da Reforma Protestante e hoje em dia sua igreja está profundamente enraizada nos Estados Unidos e, em menor proporção, no México e no Brasil.

Sua doutrina está fundamentada na Bíblia e nas contribuições de Calvino, especialmente com a ideia da predestinação. De acordo com esta doutrina (de predestinação), o destino dos seres humanos é traçado pela vontade de Deus.

Imagem: Fotolia. Mikhail Markovskiy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: