Semente - Conceito, o que é, Significado

A palavra semente vem do latim sementis e se refere tanto à semente de um fruto como a qualquer causa que permite criar algo. Na tradição religiosa cristã, o termo semente se encontra presente no Antigo Testamento.

A semente nos processos da natureza

Se levarmos como referência um fruto qualquer, a semente que permite o nascimento de um novo fruto após seu processo natural de desenvolvimento. Esta ideia é aplicada também ao sêmen dos mamíferos, um líquido que interage na origem de um novo ser vivo.

O termo semente aplicado à criação da vida, de um fruto ou de um indivíduo não é utilizado em um sentido estritamente biológico, mas permite entender a origem dos processos vitais e indica que nos ciclos da natureza há sempre uma causa originária, ou seja, um gérmen.

A semente na Bíblia

No livro Genesis 3.15 há um versículo que faz referência à inimizade entre duas sementes, da mulher e da serpente. A semente da mulher se refere a sua capacidade de gerar uma vida e inclusive a vida de Jesus que está por vir. Já a semente da semente expressa o gérmen do mal, neste sentido, deve-se recordar que foi a serpente que enganou Eva para introduzir a semente do mal na humanidade. Estas sementes bíblicas apresentam duplo sentido:

1) São um elemento narrativo na qual os humanos podem conhecer a origem da humanidade a partir da perspectiva cristã;

2) Há uma clara distinção entre o bem e o mal, duas realidades que também podem crescer como se fosse uma semente.

A semente do bem e do mal

Embora no Antigo Testamento haja uma referência explícita em relação às duas sementes (a do bem e a do mal), estes dois conceitos vão além da religião cristã, uma vez que são essenciais em todas as religiões e visões do mundo.

Ao utilizar a ideia de semente do bem ou do mal, indica-se que há coisas boas e más na vida e que não aparecem de maneira espontânea, mas que se podem semear as boas em oposição às más, assim é o próprio ser humano que planta uma semente ou outra. Enfim, como diz o ditado popular “quem planta vento colhe tempestade”.

Imagem: Fotolia - Konstantin Yuganov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: