Conceito » Religião » Brit Milá (Bris)

Brit Milá (Bris) - Conceito, o que é, Significado

Como mencionado no Antigo Testamento, especificamente no Livro de Gênesis 17: 1, Deus se apresentou diante de Abraão para selar um pacto entre ambos e começar desta maneira a história do povo de Israel. Uma das consequências deste pacto era que todos os descendentes de Abraão deveriam ser circuncidados.

Desta maneira, a Brit Milá ou Brit Milah consiste em eliminar a carne do prepúcio dos homens a partir dos oito dias de vida. Portanto, a aliança da circuncisão ou Brit Milá simbolizao pacto entre Deus e aqueles que praticam a religião judaica. Deve-se destacar que o Antigo Testamento da tradição cristã é equivalente ao Torá na tradição judaica.

A ideia de pacto no pensamento hebraico

Na tradição judaica a palavra pacto é indicada através do vocábulo brit, que expressa uma aliança entre Deus e os homens. Isto significa que esta aliança é um mandato divino e eterno que os homens devem respeitar. Consequentemente, na tradição judaica a aliança entre Deus e Abraão indicada em Gênesis não pode ser ignorada.

O ritual da Brat Milá

A prática da religião judaica está intimamente ligada ao ritual da Brat Milá. Neste sentido, se alguém se converte ao judaísmo também deve ser circuncidado. Esta obrigação não está isenta controvérsia, pois nem todos os judeus são favoráveis à manutenção desta tradição. De qualquer forma, aqueles que defendem este ritual consideram que este se trata de um primeiro passo para aprofundar a espiritualidade do judaísmo ao longo da vida.

Na atualidade, o ritual da circuncisão é geralmente praticado por um médico, que deve avaliar se a criança está em boas condições de saúde para esta pequena intervenção cirúrgica. O pai do menino é responsável por tomar a decisão do ritual da circuncisão. A Brat Mila é uma das 613 obrigações incluídas na Torá e que devem ser respeitadas como normas obrigatórias a todos aqueles que praticam a religião judaica.

Outros rituais do judaísmo

Além da Brat Milá, os judeus celebram outras tradições. Assim, quando uma criança cumpre 13 anos deve responsabilizar-se de suas próprias ações e para isso se comemora a festa de Bar Mitzvah.

A celebração do Shabat também é obrigatória e consiste em não realizar nenhuma atividade de trabalho durante o sábado.

O Yom Kippur é a festa de expiação ou perdão na qual durante dez dias se pratica um desjejum parcial com uma série de limitações na vida diária. Com estes ritos, pretende-se que Deus absolva os pecados e possa assim alcançar a purificação pessoal.

O Rosh Hashaná é o dia de Ano Novo e que acontece no mês hebraico de Tishrel.

Imagem: Fotolia. askib

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: